ESPECIAL | FASHION PHILOSOPHY/FASHION WEEK POLÓNIA - DIA 02


Começámos ontem a trazer aqui as mais recentes novidades da Fashion Philosphy / Fashion Week Poland para a Primavera Verão 2015 ... e hoje vamos continuar.

Se ontem abrimos os destaques com desfiles da passerelle Out Of Schedule (onde estão presentes os mais jovens designers), hoje vamos abrir o nosso dia com designers e marcas um pouco mais estabelecidos (mas que ainda não fazem parte do núcleo maior da Passerelle Principal): vamos trazer aqui dois destaques da Passerelle Studio.





O nosso primeiro destaque desta Passerelle Sutido é sem qualquer dúvida a coleção impactante de Edyta Pietrzyk.

Com o tema "To Express, Not to Impress", esta criadora apresentou uma das coleções mais sólidas, bem construídas, bem editadas e inovadoras (mas usáveis) de toda a semana de moda. Com peças (quer para homem, quer para mulher) estruturadas mas surpreendentes, com uma paleta de cores simples mas eficiente (preto, branco e rosa pálido) e uma coerência estética muito própria, a proposta de Edyta Pietrzyk ficou como uma das grandes surpresas desta edição.





Mas se houve uma tendência nesta Fashion Week foi a desconstrução de peças clássicas.

Um desses bons exemplos foi a coleção de Aleks Kurkowski. Este jovem criador apresentou uma coleção de Verão para Homem e Mulher em Total Black.

Foi uma das construções de moda mais interessantes que vimos (já na passerelle principal) em toda a semana de moda. Com um minimalismo formal, esta proposta apresenta uma alternativa verdadeiramente pensada para um look clássico e contemporâneo, com respeito pelas formas tradicionais, mas actualizando-as para conceitos estéticos mais contemporâneos.





É exatamente para esta passerelle principal que vamos dar destaque agora. Comecemos pela sinha básica do convidado polaco desta edição da ModaLisboa Michal Szulc.

Sendo a sua primeira coleção de linha básica, este criador apostou em cores sólidas e no seu contraste com padrões gestuais e quase abstratos, para surpreender e vestir com estilo as mulheres na próxima Primavera Verão 2015. Com formatos simples mas fortes, um branding discreto e elegante (o que nas linhas básicas nem sempre é fácil de encontrar), Michal Szulc mostrou uma coleção eficiente, que não surpreende, mas essencialmente se afirma dentro da sua linguagem e conquista novos públicos.





Um dos outros destaques merecidos é a designer italiana Claudia Danna.

Com uma coleção que joga bastante bem com a estética oriental, esta criativa da nova moda italiana, presenteou a audiência com uma proposta de moda verdadeiramente alternativa e forte. Baseada numa mistura de sportswear com a estética japonesa tradicional, esta coleção recria uma tribo urbana, que não baseia o seu gosto numa extravagância étnica, mas sim numa inovação tecnológica e numa fé na evolução das formas, inegável e muito interessante.





Mas falar da Fashion Philosophy / Fashion Week Poland Spring Summer 2015, é falar do designer Português convidado (ao abrigo da parceria que esta Fashion Week tem com a ModaLisboa): o inquestionável Nuno Gama.

Tendo sido o primeiro grande desfile desta edição (pois encerrou o primeiro dia), este foi o desfile seleccionado (e esta seleção foi aplaudida por todos os jornalistas internacionais e nacionais com quem falámos) para estar a passar repetidamente em todos os ecrãs das áreas sociais do recinto principal desta semana de moda.

A sua coleção, já nossa conhecida da última edição da ModaLisboa (que nós aqui trouxemos em directo), ganhou uma nova vida e novos territórios. Com um casting de modelos muito diferente do seu habitual, as peças mostraram a sua versatilidade, demonstaram a sua qualidade de adaptação a qualquer tipo de homem e fizeram do segundo desfile de Nuno Gama que vemos em menos de um mês (ainda por cima com exatamente a mesma coleção) uma experiência de autêntica descoberta, do que a Moda Portuguesa tem de melhor: a sua qualidade de design e de confecção!

Nuno Gama representou verdadeiramente o melhor da moda portuguesa, não só porque baseia a sua coleção num dos pontos mais icónicos e misteriosos da identidade e da nação portuguesa - a Arrábida - como essencialmente, com a sua mestria e o seu estilo muito próprios, consegue ilustrar a excelência da cultura de moda de Portugal.

Foi mais uma edição da Fashion Philosophy / Fashion Week Poland que se pautou por ser um verdadeiro sucesso. Tendo nós assistido a 10 das suas 11 edições, podemos afirmar com toda a segurança que esta é uma das Fashion Weeks Independentes europeias mais interessantes e com mais profissionalismo na sua organização.

Mais uma vez queremos aqui agradecer a simpatia e a prontidão com que fomos recebidos (como temos sido sempre) e a impecável disponibilidade do fotógrafo Mike van der Ent Pasarella (da plataforma www.pasarella.eu) para nos ceder as suas fotografias para estes nossos artigos especiais.

Se por hoje ficamos por aqui ... amanhã voltamos a ir por aí à procura do melhor do estilo nacional e internacional ... como sempre, diariamente, aqui no And This is Reality!

0 Reality Comments: