ESPECIAL | FASHION PHILOSOPHY/FASHION WEEK POLÓNIA - DIA 01


Já é uma das fashion weeks internacionais que tem marcado presença com alguma regularidade, aqui no And This is Reality (quer o nosso blogue, quer obviamente o nosso Instagram) - a Fashion Philosophy / Fashion Peek Poland.

Assim sendo, e depois de mais um simpático convite, voltámos mais uma vez à sempre simpática cidade de Lodz, para testemunhar quais as propostas dos criadores polacos, para a próxima estação quente. Foram três dias de desfiles, que acomodaram os maiores nomes da moda polaca, e também alguns convidados internacionais, que aqui vamos dar conta.




Na passerelle mais alternativa de todas - a Out Of Schedule - abrimos os nossos destaques com uma das designers convidadas desta edição da Fashion Week Poland - a designer lituana Baiba Ladiga.

Esta jovem designer báltica apresentou uma coleção com um styling surpreendente, um conjunto de acessórios próprios, muito originais e um conjunto de coordenados que surpreenderam pelas formas estruturadas e oversize que tinham e pelo diálogo equilibrado que estas (com aspeto duro e quase minimal) estabeleciam com os prints de cores vivas, garridas e bastante orgânicos.

É uma coleção que surpreende pela positiva e que não podia deixar de abrir este nosso Especial de fim-de-semana dedicado a esta Fashion Week independente europeia.




Mas também nesta plataforma Out Of Schedule, destacamos a coleção da jovem designer polaca Paulina Prasznik.

Esta nova promessa da moda polaca vem propôr para a póxima Primavera Verão looks bastante serenos, quer para mulher, quer para homem. Com uma paleta de cores bastante pastel, peças fluídas e baseadas na desconstrução de estereotípos de roupas rurais menos nobres, recheadas de exímias aplicações de ráfia, palha e tachas, esta coleção surpreendeu pela simplicidade e eficácia de um conceito estético novo e refrescante.

Sem gritar estilo ou moda, a proposta estética de Paulina Ptasznik é forte e cativou-nos anós e a toda a imprensa internacional!





Mas os destaques de hoje não ficariam completos sem referirmos dois dos desfiles maiores desta Fashion Week Poland e que marcaram definitivamente a edição: o primeiro é o de Lukasz Jemiol com a sua linha basic.

Com uma proposta um pouco invernosa, mas verdadeiramente despretenciosa e com a sua assinatura inconfundível, este nome grande da Moda Polaca (que já esteve presente na ModaLisboa várias vezes ... mas sempre com a sua linha principal) propõe que na próxima época mais quente polaca, quer homens quer mulheres, se desprendam das cores vivas e se rendam aos essenciais.

Cinzas, pretos, brancos e azúis (noite e cobalto) fazem das peças de ganga, malha, algodão e jersey autênticos básicos usáveis em qualquer situação. A ideia do básico é verdadeiramente levada à séria: desde o tema da coleção (Air, Love & Sex is Basic) até à reinterpretação de peças que conhecemos (como os blusões de ganga ou os vestidos de malha, ou as calças cigarrete), e propondo-lhes novos contextos mais descontraídos e verdadeiramente versáteis. É uma coleção de basics que não surpreende, mas que demonstra a evolução positiva de uma jovem linha (pois só tem três temporadas) de um das mais jovens estrelas da moda polaca.





Mas um dos nomes inegáveis e incontornáveis desta edição foi o irreverente e sempre surpreendente Jakub Pieczarkowski.

Unindo-se mais uma vez à ilustradora (também ela polaca) Odio, este verdadeiro enfant terrible mostrou na passerelle principal da Fashion Philosophy uma coleção que ilustra uma versão muito bem conseguida de uma tribo urbana. Se a estética urbana tivesse uma linguagem étnica, ela seria caótica, anárquica, semi agressiva, assumidamente artificial e totalmente icónica ... pois assim é esta sua segunda coleção!





Mas um dos desfiles mais mediáticos de toda esta edição da Fashion Week polaca, foi sem qualquer sombra de dúvidas o do designer polaco Dawid Tomaszewski.

De uma elegância inegável, com uma visão das mulheres delicada e suave, com uma estética muito própria, este designer optou por não fazer um desfile na Passerelle Principal, mas sim uma performance/instalação de modelos, que permitiram durante cerca de 30 minutos, a toda a audiência apreciar pausada e relaxadamente, cada peça da sua colecção de excelência. Tendo estado ausente desta Fashion Philosophy durante algumas edições, este foi, sem dúvida, um regresso de grande impacto e de excelentes resultados.

Não podemos deixar acabar este primeiro dia de especial sobre a Fashion Week Poland, sem agradecer, não só a impecável (como sempre ao longo destes anos todos que lá temos ido) recepção que tivemos de toda a organização, mas também as excelentes fotografias de Mike van der Ent Pasarella (da plataforma www.pasarella.eu), sem as quais não seria possível esta cobertura.

Mas se hoje trouxemos aqui quatro desfiles que marcaram a edição, amanhã trazemos mais novidades desta Fashion Week Poland, onde estivemos presentes, como o único meio português a fazer esta cobertura! Até cá!

1 Reality Comments:

Adorei a coleção da designer lituana Baiba Ladiga. Obrigada pela reportagem :)
www.lillyslifestyle.com