ESPECIAL | AS ESTRELAS MICHELIN DE PORTUGAL - DIA 1


É o mais prestigiado sistema de classificação de restaurantes a nível mundia e anulmente revê a qualidade dos restaurantes que destingue: estamos a falar das Estrelas Michelin. Neste ano de 2014, os restaurantes Portugueses foram um dos grandes destaques da cerimónia de entrega das estrelas ibéricas que se realizou no famoso Gugenheim de Bilbao.

Porque conhecer o melhor restaurante da zona faz parte da qualidade de vida que todos queremos, hoje e amanhã dedicamos o nosso especial de fim-de-semana aos 12 magníficos da gastronomia nacional. São 12 restaurantes que merecem entre uma (que tem como significado "muito bom na sua categoria") e duas (que significa "mesa excelente, merece o desvio") estrelas Michelin.


É um dos estreantes nas estrelas michelin em Portugal: o Restaurante L'And Vineyards em Montemor o Novo.

Orientado pela batuta do Chef Miguel Laffan, este é um dos restaurantes alentejanos que sempre deu que falar, sempre alimentou esperanças de ter uma Estrela Michelin ... mas só agora em 2014 ganhou a sua primeira. Muitos Parabéns para uma distinção tão mereceida!


Mas se o anterior foi um estreante, o segundo é um retorno há muito esperado: o Eleven em Lisboa.

Este conhecido e irrepreensível restaurante voltou a ganhar a estrela michelin que tinha perdido há cerca de dois anos atrás. Este regresso só comprova o que todos que por lá passam posem comprovar: que o seu Chef, Joachim Koerper, está a fazer um excelente trabalho na conquista de novos sabores para a cozinha portuguesa.


Mas se as estrelas conquistaram novos lugares em Portugal, reconfirmaram outros. O primeiro que aqui deixamos nota e o excelente Il Gallo d'Oro em pleno Funchal.

Este restaurante tem uma das mais interessantes e requintadas cozinhas da famosa ilha da Madeira. Para quem mora ou vai de turismo para esta pérola do Atlântico, reconfirma-se que esta é uma paragem obrigatória!


Mas continuando em ambiente bem turístico temos de dar nota que é no Algarve que a maior parte das estrelas Michelin estão concentradas. A começar pelo pouco conhecido, mas excelente Willie's de Vilamoura.

Este restaurante localiza-se não só numa das zonas mais populares de todo o Algarve, o chef Willie Wurger consegue misturar, como poucos, a frescura dos produtos do mar algarvio, com o requinte da grande gastronomia internacional.


Mas se estamos a falar do Algarve estamos obviamente a falar do mais antigo restaurante em Portugal a merecer as duas estrelas Michelin: Vila Joya.

Situado neste exclisivíssimo empreendimento turístico, este restaurante é o retaurante localizado em Portugal com maior tradição das estrelas Michelin. Com anos consecutivos a merecer as duas estrelas Michelin ... o Vila Joya é um veterano incontestado nestas distinções de excelência gastronómica.


Mas se se pensa que o Vila Joya é o único restaurante no Algarve a merecer as duas estrelas Michelin, desengane-se, pois não se pode deixar de referir o Ocean, localizado no muito prestigiado empreendimento e SPA Vila Lara.

Se hoje nos dedicámos aos estreantes, e aos consagrados localizados na Madeira e no Algarve ... amanhã rumamos a norte para mais 6 distinções gastronómicas a nível nacional. Não percam!

0 Reality Comments: