MUSEU DA CIÊNCIA COM A NATUREZA


No dia de hoje, o nosso destaque de arquitetura vai para uma obra que tem assinatura nipónica e nos chega do país do Sol Nasente: o Museu das Ciências de Komatsu.

Esta obra de arquitetura, situada na cidade de Komatsu no Japão, da autoria do arquiteto Mari Ito, tem como principal elemento caracterizador, a sua ondulante cobertura, que se funde com o local onde se situa, criando uma nova topografia artificial para este.




O simbolismo desta atitude criativa, ligado ao propósito do edifício (ser um museu que demonstra as capacidades da Ciência e a sua importância), acabam por ter na sua conceptualização um princípio muito intressante: a arquitetura, enquanto momento de intervenção humana no território, serve para o intervencionar e o transformar numa nova realidade, mas que esta deve servir de comunhão entre a natureza e a necessidade humana.

O betão enquanto elemento primordial da arquitetura moderna, o vidro enquanto material hetéreo e tecnológico e o branco enquanto cor base para todo o sistema expositivo e espacial, são também elementos caracterizadores desta peça de arquitetura.

É um museu interessante, que estimula a curiosidade e a dialética entre o ser humano e a natureza!



0 Reality Comments: