PAVILHÃO TEMPORÁRIO E LEVE NO CHILE


A ideia de no verão construir obras de arquitetura efémera para poder albergar, temporariamente, programas culturais, é algo muito típico desta altura do ano ... mas aparentemente no hemisfério sul a moda também está a pegar (mas durante o verão - neste caso entre Abril e Março).

Um bom exemplo disso é este Pavilhão Ambient 30_60, desenhado pelos jovens Umwelt, que em pleno parque de Santiago do Chile, construiram uma estrutura aberta de 30 estruturas paralelipipédicas, apenas co as suas arestas construídas, feitas de barras de aço branco, que tinham como objectivo, não só criar um espaço de lazer ao ar livre, para que os visitantes se sentissem envolvidos por um ambiente construído leve e sofisticado, mas também criar um espaço de exposições gratuito, uma zona de pic-nics (que o parque não tinha) e uma zona de plantação de novas árvores.




A leveza do desenho, bem como a sua execussão exemplar, conseguiram (em conjunto com a utilizaçção de paredes de tela semi-transparente branca) uma leveza e uma elegância para esta obra de arquitetura efémera, pouco vulgar nos dias actuais.

É um programa funcional muito intressante e original, concretizado por uma obra de arquitetura realmente despretenciosa e interessante!



0 Reality Comments: