ROTA DOS MAHARAJAS | O BALANÇO - OS RESTAURANTES


Em qualquer viagem, a gastronomia tem um papel importante na forma como se experimenta cada local, e cada momento de cada refeição tem e deve ser especial. Ou por que a cozinha é de excelência, ou porque o ambiente é especial ou porque as sensações provocadas por todos os elementos que fazem um jantar ou um almoço fazem deste momento algo memorável.

Se isto é verdade em qualquer viagem, é-o ainda com mais propriedade numa viagem à Índia, onde a fama e a diveridade da sua gastronomia é tão grande ... mas ao mesmo tempo tão diferente e distante dos hábitos alimentares ocidentais. Assim as refeições desta Rota dos Maharajas foram um elemento crucial para que esta viagem fosse verdadeiramente uma experiência única. Se ontem demos destaque aos melhores hotéis desta Rota dos Maharajas, hoje vamos-nos dedicar aos locais e refeições mais marcantes de toda a viagem!



Se a escolha dos hotéis já de si é difícil, a dos restaurantes é quase impossível, mas qualquer escolha que se faça, não pode não começar pelo magistral Indian Accent. Este restaurante, localizado num pequeno hotel de charme (o The Manor Delhi, consierado um dos melhores pequenos hotéis do mundo), na muito exclusiva zona de "Friends Colony West" em Delhi, reune todas as condições para abrir em grande estilo este top de restaurantes.

Ambiente ultra sofisticado, cozinha contemporânea indiana e um serviço ao nível dos melhores e mais luxuosos restaurantes internacionais. Foi sem qualquer dúvida uma das melhores refeições desta viagem ... e que nos permitiu perceber os novos caminhos da muito conhecida e tradicionalista cozinha indiana.



Mas se a gastronomia indiana tem fama é graças aos seus temperos e utilização das especiarias em todos os pratos ... e o melor exemplo disso foi o mágico 1st Gate Home Fusion. Localizado mesmo às portas do Forte de Jaisalmer, este restaurante, localizdo no terraço do topo de um equeno hotel de charme, respira deserto e Índia na sua excelência gastronómica. Mas antes de tudo a sua localização a perfeita iluminação do espaço, a sua decoração minimal e contemporânea são pontos fortíssimos na construção de um restaurante que não se esquece.

Mais impressionante que tudo foi uma Sopa de Tomate que (sendo uma das entradas mais comunss na Índia) era inesquecível. A mistura de temperos, a subtileza destes, a clareza de texturas e a riqueza de sabores ... sempre com um picante muito bem doseado (o que na Índia pode ser um verdadeiro problema) ... fizeram deste um jantar absolutamente perfeito!



Mas se há local que tem uma decoração deslumbrante é o restaurante Palladium de Jaipur. Localizado no prestigiado Hotel Narain Niwas, este local tem a beleza de um pavilhão de jardim digno de um maharaja contemporâneo. Impecavelmente restaurado, com uma decoração que mistura a Índia tradiconal, com as tendências internacionais contemporâneas, este local tem, quer nos seus salões interiores, quer nas suas mesas de jardim (que não têm cadeiras, mas sofás indianos tradicionais) o charme dos grandes e maharajas ... mas em versão regenerada para os nossos padrões modernos.

Mas a coerência e a qualidade deste restaurante vão ainda mais além. É quando chegam as iguarias preparadas por um chef belga que conseguimos uma verdadeira explosão de comida ocidental, mas com um toque indiano exótico, sereno e muito interessante. Quer seja nas entradas, nos pratos ou nas sobremesas, as especiarias, os aromas e perfumes, as cores e os sabores que ligamos no nosso imaginário à Índia, estão lá.



Mas digno mesmo de um Maharajá à séria e em estilo clássico, é o incrível Terrace Restaurante de Udaipur. Sendo o principal restaurante do Hotel Palácio Fateh Prakash, de Udaipur, este tem no seu terraço e na respectiva vista o seu grande trunfo: ser o terraço mais próximo e mais frontal do icónico Palácio do Lago. Aqui a gastronomia Indiana torna-se tão magestosa quanto a vista, e o explendor da vista contagia a riqueza dos sabores e dos pratos.

São quatro dos muitos excelentes restaurates que conhecemos ao longo da viagem (logo na primeira imagem não podémos deixar de trazer o inesquecível Zoe Cafe, de Mumbai) ... todos eles muito diferentes, mas que foram uma parte essencial na definição desta viagem como uma viagem de sonho ... digna de Maharajas.

0 Reality Comments: