ESPECIAL | FASHIONCLASH MAASTRICHT - DIA 2


Tal como prometemos ontem, hoje voltamos com mais um dia dedicado ao que de melhor vimos inloco no jovem e prometedor Festival de Arte e Moda Fashionclash Maastricht.

Temos obrigatoriamente de referir que este festival de arte e moda teve como principal mais valia a diversidade de abordagens, a despretenção da sua conceptualização e a atmosfera cool que conseguiu criar, não só em todos os convidados internacionais, mas essencialmente em todo o evento, desde obras apresentadas, ao público presente, contagiando também um pouco toda a cidade.

Foram três dias para apreciar este evento, mas essencialmente, para ver ideias novas e renovar conceitos criados nas nossas cabeças, com tanta padronização que percorre a maioria das fashion weeks internacionais, que visam, obviamente, a moda comercial e a sustentabilidade de uma das indústrias mais interessantes e paradigmáticas do momento.




Mas voltando aos conteúdos desta edição do Festival Fashionclash Maastricht, não poderemos deixar de destacar a coleção designer sérvio Koni.

Dentro da lógica tão actual da Topicalidade, este jovem criativo leva-a um pouco mais longe e transforma as peças e os seus printes em evoluções de formatos e imagens bem implantadas nos imaginários coletivos. Blusões que sofrem uma alteração de material e de corte inesperados e lhes conferem formas elegantes mas invulgares (sem perder o seu cariz clássico) ou imagens que estamos a ver em formato fotográfico impresso em tecido, transformadas em ilustrações de linhas e de cores que se tornam quase num padrão não repetitivo abstrato, mas que soa verdadeiramente familiar.




Outra das coleções curpreendentes desta edição do Fashionclash Maastricht 2014 foi a apresentada pela espanhola Howl.

Com materiais, para nós portugueses familiares, mas verdadeiramente surpreendentes no mundo da moda internacinal (como a cortiça ou o burel), esta espanhola apresentou uma coleção masculina e feminina, serena, inspirada nos valores da natureza e da sustentabilidade, e com uma estética classico-vanguardista interessante e cativante.




Mas se a diversidade foi a grande mais valia desta edição do Festival Fshionclash Maastricht, um desses bons exemplos foi a coleção da israelita Sasha Nasser.

Com uma coleção que reinterpretou a burca enquanto elemento de vestuário feminino e de expressão da sua condição social, beleza e fragilidade estética, esta coleção criou um momento único no último dia do festival. Delicadeza, sobriedade, originalidade e conceito foram três pontos distintivos desta mini coleção.

Mas como um bom festival, também as exposições foram merecedoras da nossa atenção. A nossa escolha de destaque recai para a exposição dedicada À moda e à visão da idade.







Com um despreocupado e interessante projeto expositivo, uma curadoria diversificada e abrangente, a imagem das novas aboragens da Moda, enquanto elemento que espelha estilo, mas também personalidades e idades e desenvolvimentos diferentes, esta exposição foi um elemento central em todo este evento.

Foram trÊs dias de evento, verdadeiramente interessantes. O Fashionclash Maastricht está de parabéns por esta edição de 2014 e pelo bem conseguida que foi e pelo ambeinte descontraído, mas bastante enriquecedor que conseguiu criar. Para o ano há mais Festival Fashionclash Maastricht ... e amanhã, aqui no And This is Reality, também há mais novidades de estilo ... até cá!

0 Reality Comments: