ESPECIAL | FASHIONCLASH MAASTRICHT - DIA 1


Mais uma vez, neste fim-de-semana voltamos com mais um eento internacional em que estivemos presentes.  Depois da Fashion Week da Polónia rumámos até à Holanda para estarmos presentes em mais um evento de moda internacional mas desta vez não era uma fashion week, mas sim o Festival Fashionclash Maastricht.

Este jovem festival , junta na muito especial cidade holandesa de Maastricht, um conjunto de jovens designers de moda e alguns artistas de outras áreas das indústrias criativas, para conseguir um resultado bastate refrescante: uma fusão de moda e arte, que não tem medo de arriscar em ideias novas e interessantes. Tal como nas fashion weeks, nestes dois próximos dias vamos trazer aqui alguns dos pontos altos dos três dias deste festival.




O nosso primeiro destaque vai para a presença portuguesa neste Festival: a jovem designer de moda Catarina Oliveira.

Tendo apresentado a sua primeira mini coleção na passada edição do Sangue Novo da ModaLisboa, esta jovem criadora de moda, foi uma das protagonistas do primeiro desfile de moda do Festival. Com a sua coleção inspirada nos pinguins, nos seus movimentos, na sua forma ... e obviamente no seu estilo e na sua estética, esta coleção de Catarina Oliveira, conquistou o público presente e representou Portugal de forma exemplar no Fashionclash Maastricht 2014.




Outro dos pontos altos desta edição foi a coleção do jovem designer holandês Tom Van der Borght.

Inspirada em criar uma estética de uma nova tribo urbana, a irreveência da criatividade de quem não tem medo de arriscar nas suas coleções, foi buscar referências às tribos índias da américa norte e as cores às tribos índias da américa do sul e transportou-as para uma linguagem de moda urbana, contemporânea e culturalmente inteligente e curiosa. Foi um bom encerramento do primeiro dia deste Festival.




Outro dos nomes que nos surpreendeu pela sua capacidade impressionante de mimetizar, mas corrompendo os canônes clássicos ca moda masculina foi o jovem italiano Andrea Lazzari.

Com uma coleção inteirament masculina, com uma clara e interessante presença da tradição de alfaiataria de excelência italiana, com o tema "Plùs que Ma Vie" ("mais do que a Minha Vida", rpovocatoriamente escrito em francês), esta coleção reclassifica os formatos clássicos, dando-lhes contemporaneidade, mas não perdendo o bom da tradição. Sim porque aqui "A Tradição Já Não é o Que Era" ... mas também é! Foi uma coleção de um equilíbrio merecedor do aplauso que teve!


Mas não poderíamos encerrar este primeiro dia sem referir uma das performances mais poderosas de toda esta edição. Integrada numa parceria que o Fashionclash Maastricht tem com o festival de dança holandês Nederlandse Dansdagen, esta performance do par Melissa Ellberger e Mieke Kockelkorn, trouxe até à passerelle (transformada em palco de dança) uma impressionante e energética reflexão sobre a estereotipagem da nossa cultura contemporânea e o papel da moda e da beleza nessa padronização estética da nossa era.

Mas se este dia traz bons momentos, amanhã traremos ainda melhores, porque este foi um evento surpreendente do ponto de vista da qualidade e da diversidade de abordagens. Com criativos um pouco de todo o mundo, o Fashionclash Maastricht volta amanhã a marcar aqui o dia no And This is Reality!

0 Reality Comments: