ESPECIAL | MUNDIAL BRASIL 2014


Neste dia em que se celebra a Portugal, a portugalidade e a lusofonia decidimos comemora-lo aqui no And This is Reality com um dos maiores contecimentos de 2014 a acontecer em toda a lusofonia: o Campeonato Mundial de Futebol 2014, que se vai disputar no Brasil.

Sendo o maior país lusófono do mundo e uma das maiores potências mundiais, este país é conhecido mundialmente por "Samba, Sexo e Futebol". O desporto rei faz parte da identidade do país e este é um Mundial que vai rebentar com todas as expetativas e recordes.

Neste dia especial para a Lusofonia e para Portugal (e a dois dias do início do campeonato, pois o jogo inaugural é já dia 12 de Junho), decidimos trazer aqui três aspetos importantes: os estádios, as mensagens deste mundial e o calendário dos jogos.





Depois de termos trazido aqui, quer em projeto, quer em obra concluída, o interessante e longíncuo estádio de Pernambuco, o muito oficial e moderno estádio de Brasília, ou o emblemático e mítico Maracanã do Rio de Janeiro, hoje destacamos mais dois. O primeiro é o estádio de Beira Rrio, da cidade de Porto Alegre.

Desenhado pelos brasileiros Hype Studio e Santini e Rocha Arquitetos, este estádio parte da remodelação de um estádio existente, dando-lhe uma nova imagem icónica (essencialmente pela poderna cobertura metálica em forma de folhas) e condições de conforto e de segurança absolutamente contemporâneas.

Este é um estádio absolutamente moderno e arquitetonicamente avançado e que se assume como um motor essencial de uma nova centralidade da cidade do Sul do Brasil.





Mas rumando ao extremo norte deste mundial, encontramos a moderna e sustentável Arena Pantanal.

Da autoria do arquiteto Sérgio Coelho, este estádio aprendeu com os campeonatos passados, tendo incorporado na sua concepção arquitetónica a possibilidade de desmontagem de parte do estádio, num período posterior ao Mundial de Futebol.

Mas se a sustentabilidade passa pela sua formalização, passa também pela incorporação de materiais sustentáveis (num apelo arquitetónico à boa conduta urbana nas cidades do brasil e do mundo), bem como a utilização de uma filosofia de autosustentação energética, com a incorporação de painéis fotovoltaicos, sistemas de aproveitamento ds chuvas tropicais da zona ou um sistema de esgotos pluviais não poluentes.



Mas se mundial é sinónimo de estádios, também o é de anúncios espetaulares e de uma qualidade impressionante. Um dos clássicos anunciantes desta competição e que este ano (como sempre) está a dar às televisões mundais verdadeiras obras primas da publicidade é a multinacional Coca-Cola.

Aqui destacamos dois desses anúncios que têm como elemento comum o envolvimento do povo e das suas características e sonhos com a sua seleção nacional e este mundial. O primeiro dos anúncios é chega-nos da Argentina e compara a duração de um jogo de futebol à duração de uma vida. 90 minutos ou 90 anos é o mote deste spot televisivo que excede qualquer expetativa, deixando todos verdadeiramente rendidos a tal campanha.

O segundo e último anúncio que aqui destacamos é também da Coca-Cola, mas desta vez, Portugal. O envolvimento de uma das comunidades mais isoladas deste país com o mundial, a sua tenacidade e a comparação desta com a de um povo, e a sua vivência de um mundial que está geograficamente mais próximo deles do que de qualquer outro ponto do país, é o ponto de partida para um anúncio emocionante e emocionado, que quer demonstrar que as distâncias físicas não contam no desporto e nas emoções. A Ilha do Corvo e os seus 430 habitantes são os protagonistas e os símbolos de uma nacção.


Mas num Mundial de Futebol, nada é mais importante do que os jogos de futebol ... assim sendo deixamos aqui o calendário completo de todos os grupos de qualificação ... Só para os mais desatentos, Portugal é do grupo G (o grupo da morte segundo a maior parte dos analistas). Dentro de dois dias, o pontapé de saída é dado no estádio de São Paulo ... literalmente!

0 Reality Comments: