ESPECIAL FASHION PHLOSOPHY | FASHION WEEK POLAND X EDIÇÃO - DIA 1


Foi no passado mês de Maio que estivemos novamente presentes em mais uma edição da Fashion Philosophy | Fashion Week Poland. Ao fim de 10 edições (nove das quais estivemos presentes), esta fashion week já se afirmou como a principal fashion week do leste europeu.

A pujança do design polaco, as suas parcerias internacioais, nomeadamente com a ModaLisboa (desde a primeira edição), a sua conquista de respeito do público polaco e dos media nacionais e internacionais (que cada vez mais se nota) e a colocação da cidade de Lodz no panorama internacional como a capital da moda da Polónia, são argumentos mais do que suficientes para darmos os nossos sinceros parabéns a uma organização que vimos surgir e crescer.


Mas a segunda grande prova de maturidade desta Fashion Week Polaca é a diversidade de criadores que mostraram as suas colecções Outono/Inverno 2014/2015 nas passerelles desta Fashion Week. dos mais de 40 desfiles que vimos, destacamos apenas seis ... sendo o primeiro dos nossos escolhidos é a jovem criadora Paulina Ptashnik.

Integrada na muito refrescante passerelle Out Of Schedule, dedicada aos mais jovens e promissores talentos, esta criadora apresentou uma coleção para homem e mulher inspirada na inocência perdida pelo desastre de Chernobil. Com uma subtileza de formas, uma suavidade, bons acabamentos, materiais interessantes, uma paleta de cores suave, esta criadora conseguiu passar um conceito difícil com uma postura conceptual baseada na simplicidade. No final a conclusão unânime foi que a simplicidade pode ser um bom argumento para atingir a qualidade.


Mas já na passerelle principal - a já nossa conhecida Designer's Avenue - as colecções interessantes foram-se sucedendo. O nosso principal destaque foi para a coleção do ainda jovem, mas já confirmado talento de moda polaco: Jakub Pieczarkowski.

Com um estilo muito próprio, uma técnica de patchwork bastante apurada, e uma estética que cruza referências etnográficas com formas e estilos urbanos contemporâneos, este jovem irreverente apresentou uma coleção de homem e mulher que coloca a estética "hobo chic" a um patamar próprio ... e muito bem conseguido. Surpreendeu pela positiva!


Outro dos nomes que já aqui temos trazido em edições anteriores é a dupla de criadores Nennuko, que mais uma vez apresentou uma coleção consistente, diversa para uma mulher sofisticada, urbana e com bom gosto, claro.

Formas longas, desestruturadas, presença de poucos, mas inteligentes, acessórios, muito preto e branco misturados e cores em padrões quase abstratos e de pictóricos. Movimento, fluídez e cultura urbana são as proposta para esta próxima estação fria com a assinatura Nennuko.


Neste primeiro de dois dias dedicados às coleções apresentadas na décima edição da Fashion Philosophy, Fashion Week Poland, não poderíamos deixar de referir a surpresa desta edição (pelo menos para nós internacionais presentes): o criador Pjotr.

Vencedor do principal concurso televisivo polaco dedicado a descobrir novos talentos da moda nacional, esta foi a primeira coleção apresentada numa fashion week por este jovem criador. O estilo "grunje", revisitado com padrões contemporâneos, um toque futurista e uma qualidade de materiais e de acabamentos evidente, fizeram desta uma coleção memorável.

Mas se estes quatro criadores deram que falar, amanhã traremos mais quatro nomes que marcaram, pela positiva, esta edição comemorativa da Fashion Philosophy | Fashion Week Poland.

0 Reality Comments: