ESPECIAL PRITZKER PRIZE | SHIGERU BAN - DIA 1


Já esta semana tínhamos falado aqui no blogue sobre o grande vencedor do Prémio Pritzker... No entanto, vamos dedicar mais um pouco de tempo a este grande arquiteto que ganhou o mais prestigiado prémio do mundo da arquitetura: Shigeru Ban!

O Prémio Pritzker, muitas vezes referido como o ''Nobel da Arquitetura'', foi criado por Jay A. Pritzker, em 1979, com o objetivo de homenagear os arquitetos mais inovadores do mundo!

Ban, tem 56 anos e é o segundo arquiteto consecutivo do Japão a ganhar o prémio de 100 mil dólares! Ao receber o mais prestigiado prémio de arquitetura, Shigeru Ban confessou que é um incentivo para continuar a trabalhar e construir grandes obras, bem como continuar a trabalhar nas áreas de desastre.



Desapontado com grande parte da arquitetura ser feita para os privilegiados e não para a sociedade, Shigeru Ban dedicou grande parte da sua carreira na construção de arquiteturas baratas e de qualidade ou até abrigos para pessoas que necessitam. É algo que é natural a este talentoso arquiteto!

Bastante reconhecido por esses seus projetos arejados e económicos, a maioria dos seus trabalhos são conhecidos por usarem materiais de baixo custo e que muitas vezes são de origem local.


O arquiteto que dedicou grande parte dos seus projetos a causas humanitárias, confessa ter influência na simplicidade e eficiência da carpintaria japonesa. Podemos recordar alguns dos seus principais projetos, como o centro Pompidou, a Casa Cortina ou a sua Christ Church.

O arquiteto Shigeru Ban é certamente um modelo para a geração mais jovem e também uma grande fonte de inspiração para todos!

Amanhã o … And This is Reality continua a sua homenagem ao que é o maior prémio da arquitetura, onde iremos dar destaque a alguns dos vencedores passados. A não perder!

0 Reality Comments: