ESPECIAL PRITZKER PRIZE | RECORDAR OS ANOS PASSADOS - DIA 2


Se ontem vos trouxemos um pouco mais sobre o grande vencedor deste ano, hoje dedicamos este post a alguns dos profissionais que já tiveram o privilégio de ganhar o maior prémio da arquitetura!


Toyo Ito, cuja prática arquitetónica é baseada em Tóquio, no Japão, foi o grande vencedor do ano passado, do Prémio Pritzker de Arquitetura!

Criando excelentes obras há mais de 40 anos, este arquiteto alcançou o sucesso com bibliotecas, casas, parques, teatros, lojas, prédios de escritórios e pavilhões. A casa Silver Hut, a Tower of Winds e a Tama Art University Library são alguns dos seus famosos projetos.

Um profissional de talento único e dedicado ao processo de descoberta!


O arquiteto português, Eduardo Souto Moura, foi o grande vencedor do Prémio Pritzker, em 2011!

Trabalhou com Álvaro Siza Vieira, também vencedor da edição de 1992, mas cedo criou o seu próprio espaço de trabalho. Souto Moura, influenciado pela horizontalidade das linhas condutoras de Mies van der Rohe, já conta com um grande reportório de obras e de prémios.

O Espaço Miguel Torga, a Pedreira e a Torre Burgo são alguns exemplos do seu magnífico trabalho!


Jean Nouvel é o famoso arquiteto francês, que ganhou o Prémio Pritzker em 2008!

Nouvel já obteve um grande número de prémios, ao longo da sua carreira e uma série de museus e centros de arquitetura já apresentaram retrospetivas das suas obras.

O Novo Louvre, a Ópera de Lyon e a Glass Tower são apenas algumas das obras emblemáticas deste grande criador da cultura arquitetónica contemporânea.


Richard Rogers é um dos grandes nomes da arquitetura inglesa e mundial. Responsável por alguns dos edifícios mais emblemáticos das últimas décadas, foi o vencedor do Prémio Pritzker de 2007!

Com obras tão emblemáticas como o Centro Georges Pompidou, o edifício Loyd's of London ou o Terminal A do Aeroporto de Barajas, a atribuição deste prémio foi mais que justa.

O arquiteto tem mantido ao longo da sua carreira um compromisso com a relação entre a arquitetura e o meio ambiente, a cultura e a sociedade.


Zaha Hadid é uma arquiteta iraquiana, identificada com uma corrente mais desconstrutivista da arquitetura.

Grande parte da obra desta arquiteta é bastante conceitual. Entre os seus projetos mais famosos estão: o Centro de Desportos Aquáticos de Londres, a Biblioteca e Centro de Aprendizagem da Universidade de Economia de Viena d'Áustria e o Serpentine Pavilion da Serpentine Gallery do Hyde Park, em Londres.

Em 2004, Hadid tornou-se na primeira mulher a receber o Prémio Pritzker de Arquitetura!

Termina assim, este especial fim-de-semana no ... And This is Reality e só podemos afirmar que foi um prémio mais do que merecido para todos estes grandes nomes da arquitetura!

0 Reality Comments: