ESPECIAL | IMM 2014 - DIA 1


No início do ano várias são as feiras na área do Design a trazerem as mais quentes novidades das diversas marcas ao mercado e aos media.

Uma das principais feiras de Design do mundo é a muito discreta, acertiva e alemã IMM. Sediada em Colónia, esta feira anualmente traz-nos muitos dos objetos que vão dar que falar nos meses seguintes ... e por isso hoje e amanhã vamos dedicar a nossa atenção a algumas das novidades apresentadas nesta feira.


O nosso primeiro destaque dos objetos apresentados na feira de design alemã é a gama de candeeiros "Thanks for the Sun", do atelier holandês Arnout Meijer.

Estes candeeiros aproveitam a tecnologia de LED's e das variações de cor que esta permite, para criar candeeiros que adaptam a cor, intensidade e temperatura da iluminação à hora do dia. Mais clara, intensa e difusa durante o dia, mais suave, quente e concentrada durante a noite. Muito bom casamento entre tecnologia e criatividade!


Outro dos nossos destaques desta última IMM é a nova Coleção Slim da marca austríaca Viteo.

Esta linha faz mesmo juz ao seu nome, e apresenta uma gama de cadeirões e mesas de exteriores de uma elegância e de uma leveza (de peso e visual) absolutamente notáveis. Muito boas ideias para tempos de verão urbanos e sofisticados!


A madeira foi um dos materiais mais vistos nesta feira, marcando sem qualquer dúvida uma tendência no mundo do design dos próximos tempos. Um dos bons exemplos de design em madeira é a linha de casa da também austríaca Team 7.

Esta marca explora as dicotomias da madeira de fora irrepreensível. O jogo entre fragilidade e resistência da madeira, entre organicidade e industrialização do material ou entre exotismo e familiaridade da textura refletem-se na formalização de objetos e móveis intemporais, que não sendo clássicos, rapidamente subião a essa categoria.


Outro excelente exemplo de bons clássicos reinventados é a nova linha desenhada pelo designer Mauro Lipparini para a também muito italiana Potocco.

Nesta nova linha de mobiliário de casa, a sobriedade das linhas é evidente, a utilização da madeira é um elemento basilar e a estética recupera valores do prestigiado design nórdico.


De facto uma das tendências que marcou esta edição da IMM é o regresso dos valores do deign nórdico à ribalta. Um dos bons exemplos desse "come back" é este candeeiro Copenhaga desenhado pela dinamarquesa &Design.

Mas se hoje trouxemos aqui algumas das novidades desta que é uma das maiores feiras internacionais da área do design de equipamento, amanhã ... voltamos com um dos países homenageados desta edição. Não percam!

0 Reality Comments: