TOP 2013 | FASHION - DIA 01


Estamos a poucos dias do final do Ano de 2013, e o nosso balanço do ano que agora acaba chega agora à categoria de Moda. Depois de Arquitetura (que aqui fizemos o balanço há dois fins-de-semana atrás) e do Design (que trouxemos aqui no último fim-de-semana), agora chega-nos a categoria Fashion - a terceira das nossas categorias fixas e o terceiro pilar do nosso conceito de LifeStyle.

Sendo que o ano de 2013 foi um ano recheado de novidades e de tendências, de aniversários de marcas e de renascimento de outras, de descobertas de pequenas marcas independentes e de confirmações de consagradas, este Top 2013, foi talvez o mais difícil de fazer, pois muito haveria a realçar ... muito mais do que as 12 novidades que aqui trazemos nestes dois dias.


O nosso primeiro destaque vai, obviamente para os 80 anos da Lacoste e para as várias coleções e coleções capsula que esta prestigiada marca francesa lançou durante este ano de 2013. Um destes bons exemplos foi o kit DIY que foi lançado logo no inicio do ano.

Mais do que um ícone de moda, o nome Lacoste tornou-se sinónimo de estilo e de modernidade, graças não só à qualidade e longevidade desta marca, mas essencialmente à revoluçao tranquila que o designer português Felipe Oliveira Baptista tem feito nos últimos anos no departamento criativo desta.


A segunda das nossas marcas eleitas que marcou este ano foi a muito italiana Stone Island e os seus muito tecnológicos casacos masculinos.

Ao longo do ano, esta marca lançou um conjunto vasto de casacos impermeáveis que graças à impressionante tecnologia têxtil utilizada em cada cápsula, nos deixaram desejosos de experimentar cada um deles. Foi uma das marcas mais constantes ao longo de todo o ano e cuja qualidade do ano começou logo a adivinhar-se nesta cápsula de blusões com luz própria que lançaram logo no inicio do mês de Fevereiro.


Uma das marcas que renasceu este ano foi a clássica e (até aqui) discreta Clarks.

Logo na sua coleção de Primavera Verão 2013 surpreendeu com uma paleta de cores e formatos completamente renovada, um posicionamento de marca refrescante e uma simplicidade e jovialidade de abordagem de mercado que a colocam no nosso Top 2013 de Moda.


Mas o renascimento do ano foi protagonizado por uma das marcas mais clássicas da moda mundial: a muito iconográfica e muito parisiense Yves Saint Laurent.

Sob a batuta do genial Hedi Slimane, a marca deixou cair o Yves e mudou de nome para um simples Saint Lauren. Com a recuperação dos Daft Punk, para protagonizarem a sua campanha de renascimento e de relançamento, a nova e glamourosa Saint Laurent voltou a estar no topo das atenções mediáticas e quebrou novamente as fronteiras clássicas da moda, reinventando-se e escandalizando muitos dos criticos de moda ... bem à tradição de Monsieur Yves!


Mas se no ano de 2013 há uma tendência de moda, essa pode-se dizer que são as colaborações entre marcas.

O nosso destaque vai para a colaboração que se estabeleceu entre a muito italiana e trendy Missoni e a marca britânica de jeans Jean Machine. Esta parceria teve um percurso bastante discreto ... mas quando foi anunciada deixou todos alerta para este novo movimento das grandes marcas: em vez de lançarem novas linhas em negócios que não dominam, criam-nas em parceria com marcas já estabelecidas nesses mercados.


A encerrar a primeira metade deste ano que agora acaba, não podemos deixar de salientar que o Verão foi um verão tomado de assalto pelas alpregatas. Se em anos anteriores, estas tinham sido novidade, em 2013 as alpregatas tornaram-se um essencial de qualquer kit de Verão. O nosso destaque vai para a edição limitada das Alpregatas da marca Rivieras com o arquiteto Rafael Cardenas, que se tornaram verdadeiramente no objeto de desejo de todos os fashionistas.

Assim chegamos a metade das nossas escolhas, mas não se pense que as restantes seis tiveram uma escolha mais fácil e consensual. Veja as nossas restantes 6 escolhas do Top 2013 Fashion aqui no ... And This is Reality ... já amanhã!

0 Reality Comments: