TOP 2013 | DESIGN - DIA 2


Se ontem nos dedicámos ao melhor do Design internacional de 2013, hoje vamos trazer aqui o melhor que o mundo do Design Português produziu neste ano que agora termina e que passou, claro, por este blogue.

Foram várias as surpresas deste ano: novos nomes, novas marcas, confirmações e revelações, uns mais clássicos outros mais inovadores, mas todos estes objetos são interessantes e dignos de figurarem, neste nosso Top 2013.


O primeiro destaque deste ano vai para a parceria que logo em Janeiro trouxemos aqui que juntou as muito clássicas Tapeçarias de Piodão com a designer Sara Lamúrias.

Esta foi uma tapeçaria que marcou o inicio do ano no design em Portugal, e de forma bastante forte. Inovação e tradição de mãos dadas, para potenciar dois dos aspetos mais interessantes do Portugal contemporâneo: criatividade e inovação e experiência e técnicas tradicionais.


O segundo destaque deste nosso Top 2013 Design Portugal é a coleção My Super Own Studio, do designer Rui Alves.

Esta pequena coleção de objetos é criativa, descontraída e inspirada dos símbolos de uma infância feliz e relaxada. As cores suaves, as formas icónicas e a sua adaptação aos novos contextos são condimentos essenciais que lançaram este nome para a nossa lista de designers portugueses com futuro.


Há objetos que, quando fazemos o Top 2013 de Design Nacional, têm de entrar ... um desses casos é as toalhas de praia da Verti.

Foram uma das febres mais fashionistas deste Verão 2013 nas praias nacionais e fixaram um novo paradigma para o estilo na praia: uma toalha de praia também pode ter um design inovador. Esta foi uma das ideias de design nacional mais mediáticas do ano e que provou que o bom design Português também tem bastante popularidade no seu próprio país!


Já no mês de Setembro chegou-nos mais uma das nossas muito promissoras entradas no Top 2013 Design: a marca Darono.

Com a sua abordagem de materiais disruptica, as suas cores ácidas e divertidas, os seus formatos revolucionários e a sua estética muito própria, esta marca de design Português deu nas vistas em vários palcos do design internacionais, revolucionando um pouco a imagem séria e institucional do design português, criando assim uma maior abrangência e alcance do trabalho dos designers e das marcas de mobiliário radicadas em Portugal.


Mas um dos nomes mais clássicos e mais prestigiados do design em portugal, este ano de 2013 lançou uma nova linha que cruza o abstracionismo geométrico da melhor arte plástica portuguesa e a melhor porcelana de Portugal no novíssimo serviço Nery da Vista Alegre.

Este serviço tem tudo o que de melhor caracteriza a clássica e muito prestigiada Vista Alegre: a exímia pintua manual, os formatos de peças que combinam o clássico e o contemporâneo num equilíbrio único e sofisticado e uma diversidade de peças e padrões que fazem de qualquer mesa um luxo inquestionável.


Não poderemos deixar fechar este Top 2013 do Design Made in e by Portugal sem referir a muito exclusiva mas inteiramente nacional Fine & Candy. Esta marca de estacionário de luxo nacional tem vindo nos últimos anos a criar um conjunto de linhas interessantes, todas feitas manualmente, que fazem a delícia dos amantes de cadernos de notas verdadeiramente únicos.

E assim chegamos ao final do nosso Top 2013 de Design, com seis excepcionais objetos de design Made in e By Portugal ... afirmando definitivamente uma disciplina nacional nem sempre muito reconhecida enquanto parte da identidade cultural portuguesa.