TOP 2013 | ARQUITETURA - DIA 2


Tal como anunciámos ontem, este fim-de-semana estamos a fazer uma revista do que de melhor surgiu neste ano na área da arquitetura mundial e portuguesa.

Se ontem vimos as nossas obras preferidas do primeiro semestre, hoje vamos entrar na segunda metade deste ano e vamos ver algumas obras emblemáticas num ano que foi bastante rico em novas obras de grande qualidade.


A primeira obra que destacamos deste segundo semestre de 2013 é uma obra altamente experimental: uma Roulote Moderna.

Esta obra de arquitetura móvel foi a primeira que começou a anunciar uma nova tendência da arquitetura mundial: o nomadismo arquitetónico. É uma obra curiosa e interessante esta que nos chega em Julho.


E se Agosto é um dos meses mais calmos em termos de novidades arquittónicas, este ano desmentiu essa tendência com as muito aplaudidas Casas das Árvores de Pedras Salgadas.

Estas casas desenhadas pelos arquitetos portugueses Luís e Tiago Rebelo de Andrade, foram uma das obras arquitetónicas mais marcantes do ano em Portugal. Não poderiam portanto deixar de estar neste Top de 2013.


Mas logo na rentrée (ou seja no mês de Setembro) chega-nos uma obra de arquitetura bastate interessante e marcante também: o projeto do futuro Parque Olímpico dos Jogos do Rio 2016.

Cheio de irreverência, inovação, alegria e muita qualidade, este projeto da autoria do atelier AECOM, vai revolucionar a famosa Barra da Tijuca e o rosto da verdadeira "cidade maravilhosa" ... tornando-a absolutamente mágica.


Mas há um nome que este ano teve um dos anos mas produtivos de toda a sua carreira: Zaha Hadid.

A obra que destacamos de Zaha Hadid é discreta, mas emblemática: a nova ala da Serpentine Gallery de Londres. Pequena em escala, mas enorme em qualidade e em estilo arquitetónico.


Mas o segundo semestre também teve uma obra de arquitetura Portuguesa de grande qualidade: um Chalet em Minimal.

Também discreta e também bastante elegante, a intervenção que o arquiteto Tiago do Vale fez num pequeno chalet em braga é subtil elegante e sublime na combinação da contemporaneidade com a tradição e a memória arquitetónica da pré existência.


Por último não poderíamos fechar este Top 2013 de Arquitetura sem mencionar a novíssima sede da Academia Nobel, proposta pelos consagradíssimo Sanaa. É um edifício mágico, emblemático e icónico, com a revolução formal que só os monstros sagrados da arquitetura mundial conseguem.

Foi um ano recheadíssimo de excelentes obras de arquitetura, mas não só: para a semana traremos aqui mais um Top 2013. Amanhã ... estaremos cá novamente com mais novidades de estilo ... como sempre todos os dias online e gratuitamente!

0 Reality Comments: