CULTURALITIES | FILMES DE NATAL - DIA 02



Conforme começámos ontem e revelámos ontem, hoje voltamos com mais cinco dos melhores filmes que chegam às salas de cinema nacionais e mundiais por esta quadra natalícia.

Se ontem tivemos um leque de filmes variado e bastante bom, hoje a qualidade é inquestionável neste nosso Top 5 dos melhores filmes deste mês de Dezembro.



Comecemos pela muito aguardada biografia de uma das figuras mais marcantes da luta pela liberdade e anti racismo do século XX: Mandela - Longo Caminho Para a Liberdade.

Magistralmente interpretado pelo ator britânico Idris Elba, Nelson Mandela tem neste filme um tributo ao seu legado de paz e de luta pela igualdade de direitos entre raças. Este é um filme que conta uma história veridica que se passou não há muito tempo e que mudou o mundo para melhor!



O nosso segundo destaque de hoje tem uma assinatura incontornável na cinematografia contemporânea: os Irmãos Cohen.

"A Propósito de Llewyn Davis" é o último filme dos geniais, irónicos e muito negros irmãos Cohen que desta vez se dedicam a contar a história de um músico que luta por viver da sua arte mas que tem de ultrapassar um conjunto de adversidades ao longo do seu dia a dia. Uma reflexão sobre como encarar a vida que chega a Portugal já a 19 de Dezembro!



O filme que agora aqui trazemos (apesar de só chegar a Portugal em Janeiro, a estreia comercial é feita agora em Dezembro) é bem mais leve e natalício: Ao Encontro de Mr Banks.

Realizado por John Lee Hancock, este filme conta com actuações magistrais de três grandes monstros do cinema mundial: Tom Hanks, Emma Thompson e Colin Farrell. A história não poderia ser mais natalícia: a história da difícil relação entre Walt Disney e a autora do livro Mary Poppins aquando da produção e filmagem de um dos maiores êxitos do cinema mundial. Dois mítos do cinema de Hollywood (Walt Disney e Mary Poppins) unidos para tornar este Natal mais mágico.



Mas o filme mais aguardado de toda esta época natalícia (que só vai chegar a Portugal a 9 de Janeiro) é a mais recente obra do mestre Martin Scorcese: O Lobo de Wall Street.

Mais uma vez o mítico realizador chama Leonardo di Caprio e junta-lhe Jonah Hill e Matthew McConaughey para contar uma história que reflete a loucura bolsista de Nova Iorque nos anos 1980. A ganância, corrupção e loucura financeira desses anos de ouro da especulação bolsista poderá ser vista e vivida na primeira pessoa por cada espetador deste filme.



Por último, e já que o tema anterior é golpes financeiros e corrupção e os anos 1980, recuamos 10 anos e vamos até Nova Jersey dos anos 1970 e temos o filme Golpada Americana (que só chega a Portugal a 23 de Janeiro).

Aqui Jennifer Lawrence, Amy Adams, Christian Bale, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Jack Huston e o grande Robert De Niro encarnam um sub mundo do crime organizado de Nova Jersey cujas regras são esquivas e as relações difíceis. Diz-se nos meios especializados que este será um dos filmes que corre o risco de arrecadar algumas nomeações fortes para os Oscars.

Assim fechamos este fim-de-semana dedicado aos filmes que estreiam mesmo no final do ano de 2014 e que vão animar e levar muitos até às salas de cinema para ver excelentes obras da sétima arte!

0 Reality Comments: