CULTURALITIES | FILMES DE NATAL 2014 - DIA 01



É já um clássico que na época do Natal as estreias nas salas de cinema são um dos pontos fortes dos programas desta quadra.

Não só porque a época faz com que muitos esteja de férias (e como tal tenham tempo para ir ao cinema), como ainda porque está a acabar o ano e para se ser candidato aos Oscars, a estreia comercial tem de acontecer antes do final do ano. Assim esta é uma altura recheadíssima de excelentes filmes!



O primeiro dos nossos destaques vai para um filme que já estreou mundialmente no passado mês de Setembro, mas que só agora chega às salas em Portugal (12 de Dezembro): o Desafio do Ano.

Não se espere um filme de grande qualidade, mas sim um musical, recheado de cenas de ação, excelentes coreografias e muita adrenalina. Protagonizado pelo sempre simpático Josh Holloway, este filme ainda conta com a performance do muito famoso rapper Chris Brown.



Mas saindo da zona de conforto dos filmes comerciais, teremos de referir aqui a estreia nacional (a 19 de Dezembro) de Tal Pai, Tal Filho.

Este filme do realizador japonês Hirokazu Koreeda foi o vencedor do grande prémio do Júri do Festival de Cannes e tem arrebatado plateias mundialmente desde então. Sobre o amor, paternidade e o que define uma relação entre pai e filho, este filme traz para as nossas salas de cinema uma verdadeira obra de arte sobre a subtileza e a angústia.



O terceiro filme que hoje aqui trazemos é baseado numa história verídica e tem estreia marcada para dia 12 de Dezembro: O Clube de Dallas.

Este filme protagonizado por Jared Leto, Jennifer Garner e Matthew McConaughey, e dirigido pelo canadiano Jean-Marc Vallée, recria um dos acontecimentos mais marcantes da luta contra a SIDA nos anos 1980 nos Estados Unidos da América. Uma história de luta contra a morte, surgida por necessidade e dando origem a um herói improvável e duvidoso ... mas que mudou mentalidades e o olha do mundo sobre esta doença.



Outro dos filmes inspiradores a estrear nas salas nacionais (a dia 26 de Dezembro) é o novíssimo filme de Ben Stiller (realizado e protagonizado por ele): A Vida Secreta de Walter Mitty.

Este filme inspirador de como dar a volta a uma vida que não nos satisfaz, apelando ao sonho e à fantasia, ao romance e à aventura e à capacidade do ser humano de superar obstáculos é uma das estreias mais aguardadas deste período de Natal.



Mas a maior constelação de estrelas deste período natalício (a estreia comercial nos Estados Unidos da América é dia 25 de Dezembro, mas só chega a Portugal a 16 de Janeiro) é passada em família no filme: Agosto em Ousage.

Baseado na famosa peça de teatro de Tracy Letts, realizado por John Wells, produzido por George Clooney e protagonizado por nomes tão grandes como Meryl Streep, Julia Roberts, Juliette Lewis, Ewan McGregor, Sam Shepard e Chris Cooper, este é sem dúvida um dos filmes que estreia mesmo nos últimos dias antes de fechar a época de candidatura aos Oscars. Um absoluto Must See!

Amanhã voltamos com mais cinco filmes imperdíveis que estreiam nesta época natalícia.

0 Reality Comments: