AS TRADIÇÕES GASTRONÓMICAS DE NATAL NO MUNDO – AS BEBIDAS


Ontem falámos de comidas e hoje, claro está e para acompanhar, falamos de algumas bebidas natalícias típicas em outras partes do mundo.


Começamos pela região da Escandinávia, e o seu Glögg - uma versão escandinava de vinho quente, bastante semelhante ao glühwein alemão. Na Suécia e na Finlândia, a bebida pode ser encontrada em todas as lojas em dezembro, tanto em versões alcoólicas à base de vinho tinto, como em versões não-alcoólicas feita com groselha ou sumo de uva. Temperada com canela, cravo e laranja, a bebida é servida quente, cozinhada tradicionalmente com a adição de algumas passas e amêndoas. 


Voamos até paragens mais quentes, chegamos ao México, onde encontramos o Ponche Navideño. Um ponche muitas vezes vendido por vendedores ambulantes. Não há uma receita única, a premissa é que seja forte e muitas vezes inclui uma espécie de mistura de cana-de-açúcar, maçãs, pêras, frutas cítricas, uvas passas, ameixas, e Tejocotes (uma fruta indígena usado pelos aztecas), e para uma versão adulta, basta que adicione tequila, conhaque ou rum. 


Descemos um pouco e chegamos ao Chile onde encontramos o Cola de Mono, traduzido à letra "rabo de macaco", esta bebida chilena de Natal assemelha-se à gemada, mas é servida fria. A mistura cremosa inclui aguardente chilena (às vezes substituída por rum ou conhaque), leite, café, feijão de baunilha, noz-moscada, canela e cravo. 


De volta à Europa e a paragens mais frias, chegamos á Áustria, onde encontramos o Glühwein - ou vinho quente - uma bebida popular tradicionalmente temperada com uma combinação de canela, cardamomo, gengibre e laranja amarga, mas os ingredientes exatos podem variar dependendo do país e da preferência pessoal de cada um. Variações de vinho quente pode ser encontradas um pouco por toda a Europa.

Boas festas!


0 Reality Comments: