AS TRADIÇÕES GASTRONÓMICAS DE NATAL NO MUNDO – AS COMIDAS


Hoje é dia de brilho, alegria, amor e mesa cheia de familiares, amigos, decorações e pratos bem típicos de um natal português. Mas como todos sabemos quais os pratos que tão deliciosamente decoram a mesa portuguesa, vamos então espreitar, algumas das tradições gastronómicas que não podem faltar em outras mesas, por esse mundo fora.


Na Polónia, depois de um dia de jejum, o tradicional jantar de véspera de Natal é muito bem-vindo. Tradicionalmente sem carne, a refeição começa com o partir do pão, também é importante deixar um lugar extra na mesa para qualquer viajante solitário, que possa aparecer. Os pratos de peixe, como o arenque em creme de leite, peixe gratinado, e outros são muito comuns. A Barshch de natal (sopa de beterraba) é um selo deste dia, assim como vários tipos de compotas feitos a partir de frutas secas. Sobremesas com mel, biscoitos de sementes de papoila, bem como o babka, um tipo de pão doce, são presenças certas nestas mesas de natal.


Passando ao outro lado do mundo, no Peru desde o início de Dezembro que as igrejas peruanas asseguram as "Chocolatadas" com o dinheiro de doações, começa-se a assar o panettone e a fazer chocolate quente com especiarias, em enormes caldeirões, que depois é distribuído aos menos afortunados. Aqui o perú também é a figura central, guarnecido com frutas frescas, e servido ao lado de compota de maçã e diversas saladas. Para a sobremesa, flan , panettone e massapão são os eleitos e mais populares.


Nas Filipinas, ex-colónia espanhola, e um país predominantemente católico onde as celebrações de Natal são tidas por muitos como algumas das melhores do mundo. Como pratos tradicionais temos o Bibingka, um preparado com farinha de arroz, leite de coco em folhas de banana e coberto por kesong puti (queijo branco local), coco ralado e ovo de pato.


Já na Roménia, mais precisamente em Bucareste, a tradição antes do Natal é comer sarmale, um repolho envolto em carne, arroz e cozido com molho de tomate.


0 Reality Comments: