ESPECIAL | SERBIA FASHION WEEK SS/14- DIA 02


Tal como ontem anunciámos, e depois de ontem termos passado em revista os três desfiles grandes dos três dias da edição zero da Serbia Fashion Week (edição zero, pois a primeira vez que cada semana de moda existe entende-se como a edição zero da mesma), hoje vamos dedicar este dia a uma das maiores surpresas desta nossa viagem a uma fashion week internacional: a cidade onde decorre esta Semana de Moda - Novi Sad.

Tendo feito algumas pesquisas na internet sobre o nosso destino final, não só ficámos a saber que é uma das principais cidades sérvias (sendo a capital Belgrado a maior cidade sérvia), como também é um importante pólo estudantil e um importante pólo artístico deste importante país dos balcãs. Assim sendo as nossas expectativas já íam bastante altas ... mas o que encontrámos superou por completo!


A cidade de Novi Sad, sendo de facto uma cidade com um a estrutura urbana territorialmente dispersa, cm bastantes zonas verdes e muitas zonas de pequenas casas ainda com função habitacional (muitas de arquitectura do princípio do sec. XX, outras já mais modernas) tem no seu centro histórico uma verdadeira surpresa.

A praça da Liberdade marca o centro de toda a cidade e tem um conjunto de património arquitectónico verdadeiramente digno de nota. Com o edifício da Câmara Municipal, de estilo neo-clássico, a marcar um dos lados da praça (de forma quadrangular) e exactamente do lado oposto a monumental Igreja de ???, com a sua arquitectura neo gótica, a impôr a sua presença, esta praça é sem dúvida um local que merece uma visita atenta e atempada.


Seguindo pela Rua Kralja Aleksandra (de circulação apenas pedonal, como todo este centro histórico) eencontra-se o centro de toda a vida comercial da cidade. Uma rua replecta de lojas de várias marcas tradicionais e modernas, tem ainda um contínuo de esplanadas de cada lado que não só da uma animação suplementar a esta artéria como essencialmente a transforma num cenário urbano surpreendente e interessante.

Mas para nossa grande surpresa o principal monumento da cidade encontra-se exactamente do lado oposto do famoso Rio Danúbio, que também banha esta cidade: o Forte de Petrovaradin.


Tendo sido a primeira construção militar em solo sérvio aquando da conquista deste território pelos austríacos ao império otomano, este imponente forte situa-se no topo de um enorme e altíssimo macisso rochoso, dominando toda a paisagem verde outra margem do Rio junto ao centro histórico. O caminho até este monumento longo e serpenteia medievalmente pelo meio de uma rocha impressionante apenas conquistada pela insistência e pelo engenho humano da altura. Este é um ponto monumental que não se pode nem se deve deixar de visitar, pois a vista que se tem sobre este ainda jovem rio e a grande parte da cidade de Novi Sad é absolutamente mágica.

Estes são apenas três dos muitos locais que não conseguimos deixar de visitar nesta surpreendentemente bela cidade sérvia. Apesar de ter também a muito espectável arquitectura com a estética típicamente soviética, o património arquitectónico que a cidade tem do século XIX e principio de século XX tornam-na num destino digno de ser visitado e descoberto!

0 Reality Comments: