ESPECIAL | SERBIA FASHION WEEK SS/14 - DIA 01


Todas as estações nós no ... And This is Reality fazemos algumas viagens por algumas das Fashion Weeks mais alternativas da Europa, não só para conhecer novas e surpreendentes propostas de moda desconhecidas do grande público, mas também para alargarmos o nosso horizonte de conhecimento da moda mundial muito para além do que passa nas grandes e mais conhecidas paserelles mundiais.

Depois da nossa ida à semana de moda da Polónia, que já aqui trouxemos há duas semanas, e depois de em anos anteriores termos ido a países como a Bielorússia, Grécia ou Ucrânia, este ano trazemos aqui mais um país cuja imagem que temos no nosso imaginário não está de todo ligada à moda, mas cuja contribuição que pode dar para este mundo é bastante significativa - a Sérvia, com a Serbia Fashion Week (para quem nos segue via Instagram, acompanhou esta viagem em directo).


Sendo esta a edição zero desta semana de moda europeia (edição zero, pois a primeira vez que cada semana de moda existe, entende-se como a edição zero da mesma), optámos por não trazer aqui ao nosso especial nenhum dos nomes sérvios que apresentaram a sua colecção nesta jovem passerelle do leste europeu, mas sim uma apresentação de algumas das colecções de convidados internacionais que foram apresentadas nesta semana de moda balcã.

O primeiro dos destaques vai para o conhecid criador francês Emeric François. Conhecido como um criador cujas colecções de atelier (pois não tem linha de pret-a-porter) se pautam pela irreverência e pela originalidade, o desfile que abriu os três dias de moda que contagiaram pela primeira vez a simpática cidade de Novi Sad (a quem dedicaremos o dia de amanhã) juntou um conjunto de paças de colecções diversas do criador, passando em revista algumas das suas principais peças da sua já afirmada carreira e mostrando e demonstrando o seu estilo muito pessoal e único e a sua capacidade técnica na concretização de peças de arte vestíveis.


Outro dos nomes principais que também marcou presença na passerelle desta edição zero da Serbia Fashion Week, foi a criadora polaca Natalia Jaroszewska. A convite da organização a Fashion Philosophy | Fashion Week Poland, numa parceria estabelecida e assinada com esta organização, fez representar a moda polaca com esta criadora de uma moda delicada e feminina,

A colecção de Natalia Jaroszewska encerrou merecidamente o segundo dia desta Serbia Fashion Week, com uma colecção de mulher urbana, romântica, urbana e com uma proposta de moda para o próximo Verão 2014 assente em malhas leves e fluídas e sedas estampadas verdadeiramente bem conseguidas. Foi mais um dos nomes internacionais que, merecidamente, se afirmaram como um dos pontos altos deste evento.


Mas o ponto alto de toda a semana de moda foi o desfile do criador português Miguel Vieira e que encerrou com chave de ouro e estilo lusitâno esta edição zero da Serbia Fashion Week. Com esta colecção (de homem e mulher, claro) a comemorar os seus vinte e cinco anos de carreira, Miguel Vieira conquistou a audiência (durante toda a Fashion Week, foi o único desfile que no final teve toda a sala de desfiles principal a aplaudir de pé e longamente o criador português) e reforçou a imagem de qualidade que a moda portuguesa tem no mercado internacional (e também na Sérvia, pelo que conseguimos apurar).

Com este desfile de Miguel Vieira na Serbia Fashion Week (graças a uma colaboração da ModaLisboa com esta novíssima semana de moda do leste europeu), encerramos este primeiro dia de hoje, mas amanhã prometemos voltar com uma grande surpresa que tivemos: a cidade de Novi Sad. Não percam ...

0 Reality Comments: