ESPECIAL | LODZ DESIGN FESTIVAL 2013 - DIA 02


Ontem iniciámos este relacto do melhor que encontrámos na edição de 2013 do Lodz Design Festival, com a descrição de uma das melhores exposições de fotografia e de pensamento sobre o comportamento humano enquanto base do Design - a "Hungry Plantet - What The World Eats?" - que está integrado no pólo dedicado à alimentação e aos alimentos.

Mas a força do Food Design é tão grande actualmente que este foi um dos núcleos expositivos que melhores e mais inovadores conteúdos tinha em todo o festival. Assim hoje voltamos a abrir os nossos destaques com mais uma exposição deste: a Food | Design | Humanity.


Composta por instalações em três mesas de refeição gigantescas, cada uma delas da responsabilidade de um designer convidado, esta exposição propunha através destas três inusitadas paisagens de comida uma reflexão da ligação da comida com o design e a sua objectualidade enquanto desejo e necessidade humanas.

O resultado final foi verdadeiramente impactante, surpreendente e inovador. Com peças compradas em feiras de rua, supermercados, pdaias e mercearias, oficinas ou pastelarias, cada uma das mesas propunha aos visitantes umas refeições que misturavam alimentos com objectos, conseguindo fazer uma fusão perfeita entre os mesmos e resultando assim no realce da objectualidade dos alimentos e da exacerbação da dimensão do desejo e da necessidade dos próprios objectos.


Mas outro dos sub-temas (e consequente núcleo expositivo) que tinha também conteúdos dignos de realce era o dedicado à reflexão da ligação entre a estética e o papel funcional e social dos objectos. O nosso destaque vai para uma exposição que apresentava o resultado lançado a vários designers para resolverem problemas de inclusão social menos directos no pensamento comum, mas igualmente graves para o pensamento e aqualidade de vida para quem os sofre: a "Deep Need".

Assim são apresentados (em protótipos, nalguns casos, noutros apenas modelos ou projectos) um conjunto de objectos que respondem a problemas tão importantes "como atenuar as saudades do toque de um ente querido que está longe ou já morreu?", ou "como ensinar uma criança que vive nesta era da realidade virtual e da internet, que tudo tem uma tradução física?". Problemas tão complexos quanto estes acabam por ter tradução fisica e concreta, respondida pelo design e por objectos inteligentes, criados por profissionais de topo.


Por último destacamos uma dupla de exposições "Make Me!" e a "Must Have!" que, integradas no núcleo dedicado às tendências, reflectiram uma sobre o que é a necessidade de objectos para responder a uma função e o tradicional engenho humano de conseguir fazer objectos de sobras ou de montagem de peças diversas - este era o tema da "Make Me!" - versus a vontade e o consumo de objectos enquanto momentos de tendência e de afirmação de modas e status - o tema da "Must Have!".

E com estas duas exposições encerramos este especial deidicado à edição de 2013 de um dos mais alternativos e mais interessantes jovens festivais de design europeus. Mas porque o design não se encerra nos festivais ... amanhã, como sempre estaremos de volta com mais novidades do melhor do Design nacional e internacional!

0 Reality Comments: