ESPECIAL | LODZ DESIGN FESTIVAL 2013 - DIA 01


Como já vem sendo hábito, durante o mês de Outubro, decorre na cidade polaca de Lodz o já muito afamado, mas verdadeiramente alternativo Lodz Design Festival ... e nós estivemos em mais esta edição de 2013 (os que nos seguem atentamente já sabem que o fazemos há já três anos).

Depois de termos tido aqui há duas semanas a Bienal de Design de Lisboa deste ano - a EXD'13 - e de a termos acompanhado no nosso Instagram, hoje trazemos aqui o melhor que vimos neste que é um dos melhores festivais de design do Leste da Europa.


Com a tema para este ano a ser "It's All About Humanity", todas as actividades reflectiam sobre o papel do design no desenvolvimento humano e social, e de caminhos para um futuro melhor para a sociedade ... nem que para esta reflexão tenha sido necessário usar alguma ironia ou sarcasmo.

Tendo várias exposições concentradas no seu pólo central, este Festival de Design tem tabém um conjunto de actividades paralelas que animam e agitam a cidade de Lodz e que a tornam o centro das atenções do mundo do Design Mundial. Mas durante o dia de hoje e de amanhã vamos destacar aqui algumas das exposições que mais nos agradaram, marcaram ou impressionaram.


O nosso primeiro destque vai para o pólo de exposições dedicado ao tema da alimentação e dos alimentos. Neste pólo existiram duas exposições bastante interessantes e que froam responsáveis por algumas das imagens mais interessantes que temos visto nos últimos anos.

Com a exposição "Hungry Planet - What The World Eats?", Peter Menzel e Faith D'Aluisio conseguiram de facto criar uma visão da desigualdade cultural e económica da alimentação a nível mundial. Reflectir sobre o que é o acto de comer e qual o cabaz alimentar de uma família, por forma a entender melhor o acto de tomar uma refeição em família para melhor o projectar e recriar, levou estes dois autores da exposição a visitarem mais de 30 famílias em mais de 24 países e perceber as suas desigualdades de hábitos, culturas e possibilidades.


Mas o pólo dedicado à alimentação e aos alimentos tinha um dos conjuntos expositivos mais interessantes, por isso não perca a segunda exposição que destacamos deste tema já amanhã e as outras duas exposições dos outros dois pólos desta edição.

Hoje ficamos com esta excelente ideia de reflecção do que é o cabaz alimentar médio familiar em vários países (que foram desde a Mongólia à muito civilizada Alemanha) ... mas amanhã o pensamento e a reflexão continuam ... por isso não perca os nossos restantes destaques desta edição do Lodz Design Festival.

0 Reality Comments: