A PSICOLOGIA DE UMA BIBLIOTECA





É a segunda biblioteca que trazemos aqui esta semana, também esta com uma assinatura de peso como autor: Sir Norman Foster.

Esta obra de remodelação interior da Biblioteca da Faculdade de Psicologia da Universidade Freie de Berlim, traz para o mundo dos interiores uma linguagem sofisticada e bastante tecnológica, pela qual este "starquitecto" mundial é conhecido.

No entanto nesta obra existe a abundante, difusa e sempre presente e constante iluminação branca artificial. Este elemento projectual, não só tem razões conceptuais (pois o famoso arquitecto associou o conhecimento armazenada numa biblioteca, à iluminação branca e constante da capital alemã), mas também razões funcionais, pois desta forma o espaço interior ganha não só uma dimensão contemporânea bastante forte, como essencialmente cria as condições perfeitas para que a leitura possa ser feita nas suas condições óptimas.

É um projecto de interiores interessante, icónico e que mais uma vez (tal como na biblioteca de Zaha Hadid da Universidade de Vienna) traz alguns elementos de surpresa perante o estilo e o percurso arquitectónico pelo qual Sir Norman Foster é conhecido!

0 Reality Comments: