ESPECIAL | AS SANDES GRILL DESTE VERÃO - DIA 01


Em plena época de Verão, a tradição das sandes e dos barbecues é bastante forte, não só em Portugal como também um pouco or todo o Mundo Ocidental.

Assim descobrimos estas oito delícias que combinam estes dois grandes tipos gastronómicos e decidimos trazer aqui nestes dois dias de fim-de-semana.


A primeira das nossas Sandes recomendadas é a Sandes Banh Mi. Para a fazer são necessários os seguintes ingredientes: lombo de porco, erva-cidreira (picada), Molho Teriyaki (meia Chávena), óleo de Sésamo (1 colher de chá), cenoura ralada, rabanetes (em fatias finas), pimentos mexicanos (cortados em palitos), vinagre de arroz (meia chávena), água (meia chávena), açúcar (3 colheres de sopa), e maionese (meia chávena), molho de soja (uma colher de sopa), sumo de meio limão e molho Sriracha (um picante oriental, parecido com o tabasco, mas mais liquido e aromático, duas colheres de sopa).

A quantidade de ingredientes é inversamente proporcional à complexidade de a fazer: primeiro corta-se o lombo de porco em pequenos bifes e deixa-se a marinar durante a noite no molho teriyaki, no óleo de sésamo e na erva cidreira. No dia seguinte misturar a maionese, o molho de soja o sumo de limão e o molho Sriracha, por forma a fazer uma maionese picante e muito especial e duas horas antes de comer marinar os vegetais todos no vinagre de arroz, na água e no açúcar. Depois é só assar o porco bem (acabado de sair da marinada, pô-lo dentro de pães brancos e complementar com os vegetais e a maionese a gosto. Esta é uma receita de origem vietnamita saborosa, picante, cremosa e estaladiça ao mesmo tempo.


A segunda sandes que trazemos aqui hoje é bem menos oriental: é a de Filet Mignon com Cebola Caramelizada e Batata. Aqui nesta receita, os ingredientes são bem mais simples, pois é apenas bife do lombo (de vaca), queijo Provolone, uma batata, cebolinho, uma cebola, manteiga, sal e pimenta, alho picado e azeite.

Para o fazer basta grelhar o bife do lombo e rega-la com o azeite, o alho e sal e pimenta a gosto, caramelizar a cebola numa figideira, cozer a batata (com sal e azeite) e cortá-la às rodelas e cortar o provolone às fatias. Depois é cortar o bife em pequenas fatias, e montá-las em cuma de uma fatia de pão branco barrado com manteiga e alho, deitando-lhe o cebolinho picado por cima e sobrepondo-lhe a batata e depois a cebola caramelizada. A seguir a explosão de sabores é garantida, mesmo nos palatos mais requintados!


Num estilo mais americano é a próxima sandes: de Bacon e Cebola Caramelizada. Com apenas quatro fatias de pão branco, duas cebolas roxas, meia colher de chá de charope de maçã, uma pitada de canela, uma pitada de pimenta branca, uma nós de manteiga, seis fatias de bacon e queijo e molho BBQ à discrição, faz-se esta simples, mas deliciosa receita.

para a sua preparação basta grelhar o bacon, a cebola e o pão numa chapa (para que os sucos do bacon possam servir de tempero para a cebola e para o pão) e depois pôr os dois (bacon e cebola caramelizada com o xarope de maçã) no meio do pão. Antes de fechar a sandes tempere-se tudo com uma pitada de muito aromática e muito saborosa canela e pimenta branca. E bom apetite!


Por último por hoje trazemos a muito britânica Montezuma Sandwich. Para fazer esta sandes há que ter apenas duas fatias de pão grossas, meia chavena de leite, um ovo meia colher de chá de estrato de baunilha e meia de canela, quatro fatias finas de bacon duas de queijo Provolone e uma colher de sopa de xarope de maçã.

Para provar esta autêntica receita gourmet, misture-se ovo, o leite, a baunilha e a canela e demolhe-se as fatias de pão antes de as pôr a grelhar. quando estiverem secas, por duas fatias de bacon em cima da cada uma e uma fatia de queijo e deixar até derreter o queijo. Quando este estiver derretid, então deitar ao xarope de mação em cima de uma delas e fechar a sandes. É sucesso garantido!

Amanhã traremos mais receitas de sandes e de grill para fazer deste verão uma autêntica experiência gourmet ... muito prática e sofisticada!

0 Reality Comments: