REALITY PROFILE | FRANCISCA SANTOS


E como não poderia deixar de ser, este mês trazemos ao ... And This is Reality mais um dos nossos habituais Reality Profiles.

Este mês (mais precisamente desde a sexta-feira) o tema na boca de todo o mundo são os Jogos Olímpicos, por tal não poderíamos deixar de fazer este Profile com um atleta. E para lembrar de que nem todos os desportos são Olímpicos, fomos falar com a surfista Francisca Santos.

Maria Francisca Araújo Pereira dos Santos é recém licenciada em Gestão na Universidade Nova de Lisboa e faz este ano, aos 22 anos, 10 anos na sua carreira de surfista. Nesta década dentro de água já arrecadou por quatro anos o títulos de campeã nacional júnior feminino, e o tútulo de campeã nacional open feminino 2007 e 2010.


Como começou a tua paixão pelo surf?
Desde muito nova que gosto de praticar desporto! Sempre fiz muitos desportos e gostava da competição. O surf surgiu aos 12 anos quando a minha irmã mais velha se inscreveu numas aulas e como gostou muito convenceu-me também a experimentar, ate então o surf era um desporto desconhecido para mim. Desde a primeira aula de surf que me nasceu o “bichinho” de querer apanhar ondas e estar no mar 3 horas seguidas!

Sabemos que os Jogos Olímpicos não têm surf, mas o que não falta aí são campeonatos da modalidade.. qual o mais importante onde já participaste? Ou que significou mais para ti?
Os mais importantes são sem dúvida os campeonatos do circuito de qualificação para o mundial. Normalmente são várias etapas ao longo do ano em vários sítios do mundo e inclusive temos 2 etapas em Portugal. Viajo varias vezes com atletas francesas e brasileiras que ao fim de quase 5 anos se tornaram boas amigas. o mais importante foi uma das etapas na Austrália onde fiquei em 9 lugar e comecei bem o ano, deu-me confiança para outros campeonatos: circuito nacional, Pro-júnior etc.

E o destino mais paradisíaco e de fazer inveja onde já foste apanhar umas ondas?
As ilhas Mentawai na Indonésia.

Agora com o Verão a chegar… muitas surftrips preparadas?
Sim, tenho algumas, desde sítios em Portugal, onde temos uma costa com muito boas ondas, e vou para a Califórnia 3 semanas para participar num campeonato e treinar.

Voltando aos Olímpicos… que modalidades gostas mais de acompanhar?
Gosto de ver ténis e natação.

Se pudesses representar Portugal nos Olímpicos, que modalidade escolherias? (Surf não vale!!)
Gostava de fazer parte da equipa de ténis. É um desporto que jogo às vezes e acompanho desde nova.

Fugindo mais para o tema da casa ... achas que o estilo é importante num(a) atleta?
Sim, não é a coisa mais importante mas faz a diferença em momentos críticos.

E para terminar, a nossa pergunta habitual.. o que é para ti o Lifestyle?
Aproveitar cada momento e oportunidade que nos é dada, não olhar a medos e partilhar todas as experiencia com as pessoas que nos rodeiam.

0 Reality Comments: