CULTURALITIES | SALONE 2012 - OS NOVOS LANÇAMENTOS



Foi na semana passada, mais precisamente de 17 a 22 de Abril, que todos os olhos do mundo do design estiveram virados para um dos acontecimentos mais importantes que acontece anualmente nesta área – o Salone Imternazionale del Mobile em Milão.

Centenas de designers apresentaram as suas colecções, peças e instalações, fazendo as maravilhas dos seus visitantes e curiosos por todo o mundo. E claro, aqui no … And This is Reality não poderia deixar de dedicar um dos nossos Culturalities de Fim-de-Semana aos melhores momentos que preencheram o Salão.


Para começar este nosso pequeno top de designer que mais impressionaram por terras Italianas, não podíamos deixar de começar por uma marca originária do país anfitrião do salão. A marca Artemide apresentou uma colecção de candeeiros que nos deixou sem palavras.

O designer responsável pela colecção foi Ross Lovegrove, e a peça que mais nos impressionou foi o candeeiro “Nebula”, e o seu soberbo padrão ondulado.


Uma participação que deixou os curiosos do design muito surpresos, mas igualmente satisfeitos, foi a do músico Lenny Krevitz, que em colaboração com o designer francês Philippe Starck desenhou um conjunto de cadeiras para a Kartell.

Este colaboração deu origem a uma reinterpretação muito Rock and Roll das cadeiras “Mademoiselle Chairs”, originalmente desenhadas pelo designer francês, e que ganharam todo um novo ar com o uso de materiais como o pêlo, cabedal ou pele de cobra.


Do outro lado do mundo veio a colecção black&black, da marca japonesa K%, desenhada pelo designer Nendo, director artístico da marca.

A colecção caracteriza-se sobretudo pelas suas formas simples e minimalistas, conjugadas com um funcionalismo puro, que elimina qualquer material, técnica ou design que possa ser considerado supérfluo. E claro, como se pode perceber pelo seu nome, por todas as peças serem pretas.


Já a colecção da Belga Maison Martin Margiela pôs de parte o minimalismo na colecção que apresentou no Salone, e que apelidou de “Chers Voisin”.

Colunas instáveis, uma bola de espelhos ou objectos assimétricos, tudo isto podia ser encontrado nesta colecção que os designers decidiram apresentar recriando um apartamento recheado com os seus vários objectos.


E para acabar este pequeno top, e o primeiro dia deste nosso Culturalities – Salone 2012 – temos esta estante desenhada pelos franceses Ronan e Erwan Bouroullec para a marca Suíça Vitra.

O nome desta estante muito divertida é “Corniches”, e entra no nosso Culturalities não tanto pela complexidade do seu design, pois como se pode ver toda ela é constituída por formas bastante simples, mas pela sua originalidade, e pelo efeito muito interessante que este conjunto de pequenas prateleiras cria.

E por hoje é tudo … amanhã “saímos” do salão, para trazer algumas das instalações que acompanharam esta que foi a 51ª edição do Salone de Milano.

0 Reality Comments: