CULTURALITIES | SALONE 2012 - OS EVENTOS PARALELOS



Ontem mostramos um pequeno top de algumas das criações apresentadas no Salone Internazionale del Mobile, de que mais gostamos. Hoje o top é um pouco diferente …

A acompanhar o Salone de 2012 existiram uma série de eventos e instalações paralelas que impressionaram tanto os seus visitantes como as peças que encherem o salão. Por isso é que este segundo dia de Culturalities é sobre os Eventos Paralelos.


Durante a semana do salão, a loja milanesa “La Rinascente” recebeu uma visita muito interessante dos designers do “Hacked Lab” – o projecto “100 hours of Rebellious Imaginations”.

Pois é … durante 100 horas, quem passou pela loja encontrou inúmeras distrações, como performances, instalações e até workshops onde o limite foi a imaginação.


E porque não há altura mais apropriada para reconhecer os melhores designers do momento do que uma altura em que todos os olhos do design estão bem abertos. Foi por isso que o vencedor dos “FRAME mooi award 2012” foi apresentado durante o salão.

Este ano o grande vencedor foi o designer holandês Bertjan Pot, que levou o prémio para casa graças à sua peça “Starway to Heaven”, uma honra que lhe foi apresentada por dois nomes incomparáveis do design – Philippe Starck e Marcel Wanders.


No “duvetica store and showroom”, espaço idealizado pelo arquitecto Tadao Ando, o próprio arquitecto aproveitou a semana do Salone para apresentar um conjunto de 10 dos seus projectos.

A exibição inclui projectos desenvolvidos desde os anos 90 a 2010, e estes são tanto projectos já bem conhecidos do arquitecto japonês como projectos novos, que apenas nesta semana foram apresentados ao público.


Outra instalação que chamou a nossa atenção foi a “Fall in Pop”, criada pelos designers da Mint Designs para a instalação “The Forest” da Canon Neoreal.

“Fall in Pop” é um conjunto de projecções, feita num conjunto de telas em 3D criadas com tecidos. A junção das coloridas projecções escolhidas pelos designers, com o tecido brilhante usado nas telas, dão a esta instalação um efeito muito interessante.


Para acabar este nosso pequeno top das projectos que rodearam o Salone de Milão, trazemos “photosynthesis”, criada pelo japonês Akihisa Hirata para a marca Panasonic. A essência deste projecto não está tanto no seu design, mas na forma como foi pensado.

Para iluminar as centenas de luzes espalhadas pelo pátio da loja Interni, o designer usou um sistema que se alimenta de energia solar da forma mais eficiente possível, apelando assim para um lado mais sustentável do design.

E ficamos por aqui com o nosso fim-de-semana dedicado à semana de design de Milão. É claro que foi apenas uma pequena amostra de tudo o que se fez pelo Salone de 2012!

0 Reality Comments: