MEMORIAL DE PETER ZUMTHOR E LOUISE BOURGEOIS








Neste dia tão especial, em que celebramos o nosso 5º aniversário (sim esta aventura de estilo, com estilo e em prol do estilo nacional, já começou em 9 de Janeiro de 2007 ... e desde aí não parou nenhum dia), decidimos trazer aqui ao maior blog de LifeStyle Português uma obra muito especial: o Steilneset Memorial.

Desenhado pela mega estrela da arquitectura mundial, o suíço Peter Zumthor, em colaboração com a exímia artista plástica belga (recentemente falecida) Louise Bourgeois, esta obra de arquitectura é um dos ícones arquitectónicos dos países nórdicos. Situado na (até agora pouco mediatizada) ilha norueguesa de Vardø, este memorial relembra para a posteridade um famoso marco da história local: uma caça a umas supostas bruxas que marcou a história e cultura locais no passado século XVII.

Com uma forma acutilante, marcante e mesmo agressiva, esta obra arquitectónica, mais do ter uma complexidade funcional, assume uma complexidade conceptual pelo lado a sua significância. O simbolismo da forma, a essência dos significados dos conceitos base e a sua mera existência, carregam esta sublime obra de arquitectura de uma importância que excede muito para além da sua qualidade arquitectónica.

Tal como estes cinco anos decorridos, mais do que o percurso e as vitórias que tivemos e vivemos, a comemoração deste 5º aniversário recheia-se de significado para nós e para todos os nossos leitores, pois é graças a vocês que estes cinco anos valeram a pena e que o futuro deste blog faz sentido e está assegurado!

Muito Obrigado a todos por estes cinco anos de aventuras no mundo do LifeStyle e Muitos parabéns para todos os muitos milhares de leitores que têm contribuído para fazer do ... And This is Reality um projecto único no panorama da blogosfera em Portugal!

0 Reality Comments: