POESIA ARQUITECTÓNICA







Neste início de semana, abrimos os artigos de arquitectura dedicando-nos ao tema da poesia e de como esta pode ter uma tradução arquitectónica. A obra em destaque é a Poetry Foundation.

Situada na belíssima cidade de Chicago, esta obra assinada pelo arquitecto John Ronan, reflecte sobre esta envolvente conceptual e de como o tema da Poesia pode ter tradução formal e espacial.

contendo um conjunto de valências e utilidades inerentes a qualquer edifício sede de uma fundação, esta obra de arquitectura tem como elemento especial a unidade da sua morfologia e a subtileza dos detalhes da mesma. Tal como numa poesia, o entendimento global de uma obra arquitectónica é um elemento essencial. No entanto, tal como na escrita poética, a própria obra de arquitectura é constituída por detalhes e por partes que têm identidade e beleza própria, mas que no seu conjunto assumem uma personalidade diversa, mais forte e verdadeiramente única.

Esta forma de pensar a arquitectura e a sua transposição para o campo da funcionalidade da mesma, sem perder a sua força estética é o aspecto que nos fez reparar nesta obra e a escolher para abrir esta semana de estilo do ... And This is Reality.

0 Reality Comments: