ESPECIAL | FASHION WEEK POLAND - DIA 1


Este fim-de-semana vamo-nos dedicar a uma das mais interessantes e pujantes semanas de moda europeias e que já começa a ser uma presença constante aqui no … And This is Reality: a Fashion Philosophy | Fashion Week Poland.

Esta jovem fashion week vai, esta época, na sua quinta edição e assume-se como a principal plataforma de divulgação nacional e internacional da Moda polaca. Contrariamente ao que seria de esperar, esta semana de moda não tem lugar em Varsóvia, mas sim na cidade de Lodz (a 175 km da capital).


Esta cidade tem uma grande tradição na indústria têxtil e no ensino artístico. Música, Cinema, Design e Moda são indústrias criativas que põem Lodz no Mapa internacional, não só pelas suas diversas e bastante reconhecidas academias e faculdades, mas também pelos vários e prestigiados eventos que aqui decorrem durante o ano, e que celebram a cultura criativa polaca.

Desde o Festival de Cinema, passando pela Fashion Week ou pelo seu Festival de Design, esta cidade tem conseguido recriar a sua identidade colectiva contemporânea. Assim (e pela quinta vez consecutiva) voltamos a Lodz para ver as propostas para o Verão 2012 dos principais criadores e marcas de moda polacas e para trazer aqui aos leitores do … And This is Reality o melhor desta passerella grande da moda polaca.



Começamos por destacar um dos nomes fortes desta edição: os MMC. Com uma colecção inspirada, esta dupla de criadores comemorou esta edição os seus 15 anos de actividade. Brancos, cinzas, cremes e champanhe e um sublime tecido de lantejoulas de padrão camuflado complementados por um styling irrepreensível (onde os sapatos Doc Martens tiveram a grande presença), trouxeram à passerelle uma colecção de formas elegantes, estruturadas, para uma mulher moderna e urbana, decidida e muito sofisticada.



Com um desfile de uma espectacularidade inigualável, estes criadores conseguiram dar a toda a audiência um momento de beleza único e um espectáculo de moda de um bom gosto extremo. Foi uma comemoração à altura do momento e da data assinalada.



O nosso segundo destaque vai para a colecção de Lukas Jemiol. Este jovem criador (que já esteve presente na ModaLisboa), mestre do corte e de uma confecção exímia, inspirou a sua proposta para o Verão 2012 no distante e mágico continente australiano.



Os tons terra saturados os verdes esmeralda ou os azuis intensos foram as cores dominantes no desfile que muito nos agradou. Com uma fluidez de formas única a colecção, quer para homem quer para mulher, propõe um look bastante simples e cheio de subtilezas e de significados. A ligação da Moda à Natureza e o esplendor e beleza desta , são aqui, nesta colecção, transpostos para uma lógica urbana e chique que sem recorrer a mimetismos ou a ideias fáceis ou directas consegue trazer o imaginário d Outback australiana para as ruas e os salões de festas mais sofisticados do continente europeu!



O último nome que destacamos hoje é o de outra dupla de criadores: Paprocki & Brzozowski. Os mediáticos criadores de Varsóvia voltaram a trazer para cima da passerelle uma colecção bastante inspirada e glamourosa. Com uma aposta clara no colorido e nos padrões de flores, nas peças com cortes complexos mas aparência clássica e numa visão do estilo vintage repensada e reinventada em peças novas … esta é sem dúvida um dos nossos destaques desta edição da Fashion Philosophy | Fashion Week Poland.



Mas há mais criadores a merecer a nossa atenção e o vosso olhar atento … mas amanhã, pois por hoje ficamos por aqui. Até cá … com muito estilo polaco!

0 Reality Comments: