CULTURALITIES | UNHATE - A IRREVERÊNCIA DAS CAMPANHAS BENETTON ESTÁ DE VOLTA


Hoje em dia somos bombardeados por milhares de campanhas publicitárias todos os dias. Passamos por um cartaz na rua e já nem fazemos qualquer caso … a não ser que seja uma campanha tão marcante e irreverente como a nova campanha da Benetton.

“Unhate” é o nome desta campanha da marca Italiana que já está a gerar polémica ao longo de todo o mundo. Esta é composta por uma série de imagens que retratam líderes mundiais a beijarem-se na boca.


O Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el-Tayeb, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, Barack Obama, e o seu homólogo chinês, Hu Jintao, são só algumas das personalidades que a Benetton decidiu juntar com um beijo.

A mensagem da campanha é bastante óbvia, quer pelo seu nome ou pelas próprias imagens – parar com o ódio. Incentivar à reconciliação e esperança com o poder das imagens, e imagens como estas são de facto poderosas.


E claro que imagens desta força não podem ficar a “aquecer” uma parede qualquer … e a Benetton já sabe muito bem onde colocar os seus outdoors de modo a causar o máximo impacto.



A entrada da cidade do Vaticano, junto ao Castelo Sant’Angelo, em Roma, o edifício da Bolsa ou a Catedral de Milão são alguns dos sítios escolhidos para os outdoors desta campanha, que prometem virar todas as cabeças … que em sítios como estes não são poucas!

Esta campanha publicitária foi a primeira deste género da Benetton em mais de uma década que tentou retomar a tradição da marca italiana de usar temas e imagens de choque. Foi na década de 90, com campanhas muito arrojadas com temas como o racismo, a SIDA ou a guerra dos Balcãs, que a marca começou a virar cabeças e gerar polémica ao longo do mundo.



É claro que uma campanha como esta não deixam toda a gente contente, e já há algumas das personalidades representadas nesta campanha agiram contra a fixação dos seus outdoors.

Mas já não há volta a dar. As imagens foram lançadas e a polémica foi instalada. A Benetton conseguiu mais uma vez pôr o mundo todo a falar, e não apenas da sua marca – mas da sua mensagem.


Agora resta esperar e ver quanto tempo “o mundo” vai aguentar estas imagens. Quantos líderes permitirão esta expressão por parte da Benetton, e quanto mandarão retirar a sua imagem, parando assim a divulgação desta mensagem de esperança.

Aconteça o que acontecer, esta foi certamente uma prova de que uma imagem vale mesmo mais que mil palavras, e que ninguém escolhe as suas imagens melhor que a Benetton!

0 Reality Comments: