UMA CASA BRASILEIRA CONCERTEZA






Há casa fabulosas no Brasil ... e esta é, sem dúvida, uma delas: a Casa Cobogó.

Desenhada pelo conhecido e prestigiado arquitecto paulista Marcio Kogan, esta moradia unifamiliar, situada em plena metrópole de São Paulo, é um exemplar perfeito da boa arquitectura praticada por este nome grande da arquitectura contemporânea brasileira.

Combinando forma e função, grande volumetria e delicadeza de impacto na envolvente, esta casa tem como principais características arquitectónicas o excelente trabalho dos materiais de acabamantos e a fluídez e a elegância com que os espaços interiores e exteriores se fundem e sucedem.

Há no entanto dois aspectos que queremos realçar e que se destacam como símbolo destas duas qualidades. O volume superior da casa, onde está o solário, tem um revestimento exterior, com uma textura tridimentional, deita em betão branco à cor aparente que é de todos os aspectos notável e sublime. Este é um dos aspectos mais icónicos do trabalho de materiais acabamento pela qual esta casa se estaca.

O segundo exemplo bem visível da forma como o espaço se interliga e desenvolve é a sala de estar do piso de entrada e a sua continuação para o exterior sem qualquer caixilho ou barreira física ou visual. A solução de janelas encontrada por este arquitecto torna as fronteiras espaciais, e essencialmente as fronteiras entre interior e exterior algo bastante fluído e eximiamente conseguido.

Se há casas fabulosas ... esta é uma delas!

0 Reality Comments: