REALITY PROFILE | PAULO RIBEIRO


A poucos dias de mais uma edição dos Fashion Awards Portugal, organizados e promovidos mais uma vez pela poderosa e prestigiada Fashion TV, e num mês marcado por mais uma edição da ModaLisboa e pela nossa cobertura em directo deste evento, o nosso Reality Profile só podería ter uma cara: Paulo Ribeiro.

Paulo Andrade Ribeiro, 45 anos, Português, é o director da Fashion TV Portugal e, desde há dois anos director da Fashion TV Espanha também. Ao contrário do habitual, desta vez é um Português a assumir a direcção ibérica de uma importante marca multinacional e a fazê-lo com sucesso assinalável.

Amante do tenis e do lifestyle em geral, Paulo Ribeiro revela-se uma pessoa discreta e reservada. Viajando bastante por motivos profissionais, não tem dúvidas quando lhe perguntam qual o seu local favorito no mundo - "Monte Carlo". E em Lisboa? o Terraço do Hotel Tivoli Avenida é o local eleito.

Aqui ficam as nossas perguntas a este que é um dos homens mais discretos mas mais influentes no mundo da moda em Portugal e Espanha.


O mundo da televisão é o sonho de muita gente, mesmo que atrás da câmara, mas claro ... muito difícil de concretizar. O mundo da moda, fascina outro meio mundo ... mas nem sempre esse meio mundo tem a noção do que implica esse fascínio. Como foi o percurso do Paulo Ribeiro até chegar a Director da Fashion TV de Portugal?
O meu percurso é de gestão,estive em empresas internacionais em Portugal, no Brasil e em Espanha, apenas em 2001 iniciei funções no meio audiovisual, após convite do presidente da fashion tv para dirigir a FTV em Portugal.

E para este caminho... pesou mais o amor pelos negócios, pela moda ou pela televisão? Dito de outra forma: o Paulo Ribeiro é mais um Homem de Negócios, um Fashionista ou um Comunicador?
Em primeiro lugar gestor e comunicador, fashionista não faz parte das minhas funções. A Fashion TV Portugal tem pessoas que cumprem bem essa função ...

Depois da Fashion TV Portugal, assumiu também a direcção da Fashion TV Espanha. Como foi a reacção de (contrariamente ao habitual) ser um Português a liderar o mercado ibérico?
De estranheza por parte dos espanhóis, mas respeito pela função e pela escolha da empresa FTV. Digamos que comecei bem, pois já estou na primeira fila PRESS da Madrid Fashion Week.

E em relação ao público ... tanto portugueses como espanhóis são verdadeiros seguidores de tendências. Mas quais são os mais fashionistas?
Os espanhóis sem duvida, tudo para eles é um momento fashion e são realmente consumidores. São verdadeiramente muito atentos a marcas.

Quando a Fashion TV surgiu, o conceito foi bastante bem aceite e tornou-se rapidamente um fenómeno planetário. Mas nem todos os países aderiram de formas iguais, sendo que então foram criadas Fashion TVs nacionais. Comparando a experiência que tem entre Portugal e Espanha, quais são os mais fiéis a este canal? Portugueses ou Espanhóis?
São realidades diferentes,pois em Portugal temos 100% dos lares com FTV e em Espanha estamos noutro nivel. Estou a trabalhar nesse sentido, mas estou convicto que teremos o mesmo sucesso no futuro.

Esta é apenas a segunda edição do evento dos Portugal Fashion Awards ... como é que Portugal reagiu aos Fashion Awards 2010?
O sector Têxtil e de Moda em Portugal reagiram muito bem! O processo de votação foi credivel e isento e pela primeira vez temos um júri realmente nacional.

Num mundo tão pequeno e complexo como o mundo da Moda em Portugal, como foi ultrapassar alguns obstáculos que seguramente encontraram na edição do ano passado?
O primeiro foi a reunião dum júri credível e nacional, que contivesse representantes da industria e moda portuguesas, escolas, etc.. O segundo desafio foi os profissionais entenderem que os Fashion Awards trazem benefícios ao sector, o clipping de 1,5 milhões de euros avaliado pela Cision, o conjunto de editorias, reportagens e fotos obtidas em 2010, tudo isto é publicidade gratuita que nomeados e vencedores obtiveram ... especialmente novos talentos nunca poderiam investir desta forma nesta fase para obterem tal notoriedade!

E quais são as perspectivas para este ano? Novidades? Segredos que já possam ser revelados?
Segredos como os vencedores não posso revelar, apenas eu e a auditora da Câmara Municipal de Lisboa conhecemos os resultados, mas as perspectivas são enormes. A adesão de todos melhorou fortemente, temos 60 elementos na comissão de selecção, temos mais publicidade, mais apoios e todos, sem excepção, colaboram na medida do possível.

Temos também mais meios parceiros e pela primeira vez temos um conjunto de blogs oficiais, o que demonstra a relevância dos Fashion Awards para estes e parceria que queremos estabelecer com a blogosfera nacional.

E claro, que o Paulo não podia deixar de ser o Presidente do Júri, é um grande peso nos ombros? Ou um privilégio reservado a poucos?
O peso é relativo, pois fui eu que criei os Fashion Awards e não voto, excepto em caso de empate. A FTV não faz este evento em mais nenhuma parte do mundo. Assumi esse "peso" desde o inicio e aguentei a primeira edição. O privilegio é sim de assistir ao entusiasmos do nomeados e vencedores no backoffice, motivar profissionais e dar esperança a novos talentos ... esse sim é um peso muito maior na actual conjuntura económica!

A ligação da Fashion TV à ModaLisboa | Lisboa Fashion Week é grande e já data de vários anos atrás. Qual é o peso deste evento na decisão do júri? Ajudou a desempatar decisões?
A presença da Eduarda Abbondanza (directora da ModaLisboa) no júri vale 1 voto, como todos os outros jurados e no processo de votação é proibido dar opiniões sobre nomes seleccionados, etc. ... tudo se processa por voto secreto e todos os membros do júri fazem antes a sua análise e votam nesse dia. O desempate é feito por mim secretamente, mas só se for necessário.

A ModaLisboa e a FTV estamos juntos desde 2001, fizemos juntos 19 edições, a ModaLisboa como mostra dos trabalhos dos criadores, cabeleireiros, maquilhadores, etc., etc. ... e ao mesmo serve de apresentação das colecções da maior parte dos criadores portugueses ... é importante o papel deste evento na análise do júri,mas não decisivo!

A Fashion TV é um guia para tantos amantes da moda ... Que mensagem é para si mais importante passar através deste poderoso meio de comunicação?
A mensagem global que cada um, no seu pais ou continente, pode ter a sua moda. Por estarmos em mais de 200 paises, mostramos a moda mundial e isso ajuda a antecipar tendências e a formar opinião.

Voltemos a aspectos mais pessoais. O gosto pela comunicação é evidente ... para quando um blogue (ou outro projecto mais pessoal) do Paulo Ribeiro e as suas preferências e opiniões?
Sinceramente não irei por esse caminho do blog pessoal, não faz parte do meu estilo, colaboro esporadicamente com meios que pedem opinião ou crónicas e isso sim, considero óptimo para a minha realidade.

Quando falamos de estilo, é unânime que cada pessoa tem o seu … como define o estilo do Paulo Ribeiro?
Tenho um estilo casual e formal conforme ocasiões. Adoptei um estilo sem gravata e gosto de arriscar pouco.

Para um entendido de moda como o Paulo não podíamos deixar de fechar com a pergunta “talentos para ter debaixo de olho”? (e não vale dizer que são os vencedores dos Fashion Awards … )
O vencedor e os nomeados de 2010 nessa categoria e os nomeados 2011, claro. Dia 3 novembro às 21 horas depois de serem abertos os envelopes lacrados e rubricados por todos os membros do juri e auditor da CML, que estão depositados num cofre, podem ficar a saber os novos "talentos a ter debaixo de olho", pois o vencedor da categoria "Melhor Novo Talento" é o melhor.

Apareçam, pois o vosso blog é um blog oficial dos Fashion Awards 2011.

0 Reality Comments: