ARQUITECTURA INACABADA





 

Há uma nova corrente de arquitectura que está a tomar conta do mundo arquitectónico: a Arquitectura Inacabada.

Um dos bons exemplos desta nova corrente arquitectónica é o restaurante da Cidade do México A Cantina.

Desenhado pelo atelier de arquitectura Taller Tiliche, este espaço tem um aspecto de que a sua construção não está totalmente acabada. Mais do que um conceito estético, este tipo de espaços aposta numa lógica construtiva que priveligia a espacialidade e estética brutalista das construções, explorando a plastiidade dos materiais em bruto e toda a riqueza do processo arquitectónico e construtivo, em detrimento do acabamento perfeito e imaculado de técnicas mais tradicionais.

Este espaço é um dos bons exemplos de como o pensamento arquitectónico bem estruturado e o cuidado com os detalhes pode fazer a diferença estética, apesar do aparente aspecto inacabado da obra.

A forma subtil mas eficiente como se encaixam todos os elementos arquitectónicos e funcionais do restaurante é talvez um dos pontos fortes a ter em conta. Desde os elementos decorativos (mesas, cadeiras, prateleiras, etc) até à materialidade e às cores dos materiais brutos das paredes e do tecto, formam um conjunto com uma coerência inquestionável e ultra cuidada.

Será que a sofisticação arquitectónica está a ganhar novas fronteiras e novos contornos em termos de interiores? A resposta não é simples ... mas esta é sem dúvida uma abordagem recente, inovadora e bastante estimulante em termos de resultados e de capacidade de evolução de uma área que tem estado muito apegada a estéticas clássicas e "arrumadas".

0 Reality Comments: