NOVA ÓPERA DE BUSAN - OS PROJECTOS A CONCURSO





Depois de uma semana dedicada arquitectonicamente à nova arquitectura das instalações escolares, hoje trazemos, como jeito de encerramento de ciclo um projecto de um grupo de estudantes de arquitectura (Paul Tse, Sarah Chung, Steven Tsai, Xander Lu, e Evelyn Ting) que foi finalista num concurso internacional de arquitectura: a proposta dos alunos da Columbia University de Nova Iorque para a nova Ópera de Busan (na Coreia do Sul).

Este projecto revela uma criatividade, uma inovação de abordagem e uma vanguarda de pensamento conceptual bastante evidente.

Com um conjunto de volumes acentes num plano elevado do território de implantação, esta proposta torna uma construção de alguma dimensão num objecto arquitectónico icónico, elegante e bastante leve. Como que a flutuar no espaço, estes volumes asseguram todas as funcionalidades inerentes ao programa do concurso, enquanto que o plano elevado sobre o qual assentam assegura todas as ligações e circulações entre eles.

Uma boa estruturação formal, com uma grande subtileza conceptual resultam aqui num excelente projecto final!

... Tudo graças a um excelente processo de aprendizagem. Assim assinalamos, arquitectonicamente com muito estilo, o inicio do ano lectivo em Portugal!

0 Reality Comments: