EXPERIMENTA DESIGN 2011 EM DIRECTO | DIA 03


23.00 Utilitas Interrupta

Chegámos ao Jardim das Amoreiras para a última exposição do dia: “Utilitas Interrupta”.

Desde o princípio dos tempos que uma das maiores realizações do homem reflecte-se nas infra-estruturas que este consegue construir. Desde os sistemas hidráulicos babilónicos aos arquipélagos criados por geo-engenharia no século XXI, as grandes obras são uma expressão tangível do desenvolvimento, ambição e poderio de uma cultura, materializando o seu poder e imortalizando os seus líderes.

Mas é claro que esta é uma moeda de duas faces. Tanto uma obra pode ficar imortalizada pela sua genialidade irrefutável como pelo seu catastrófico falhanço.

“Utilitas Interrupta” é uma imperdível exposição que examina de perto, através de uma incrível instalação fotográfica, obras infra-estruturais que num dado momento foram de importância vital e agora jazem esquecidas.

Daqui saímos bastante impressionados com as incríveis fotografias, mas sobretudo histórias, que encontramos … uma nova visão sobre as dimensões a que pode chegar o falhanço humano.

Mas agora há que descansar porque amanhã o dia começa cedo e está repleto de actividade!

Para os nossos leitores recomendamos que aproveitem o fim-de-semana para visitar a EXD’11 … e claro, vão seguindo sempre o … And This is Reality … quem sabe não nos encontramos por aí!


19.00 Debate – Design Act

Visitamos hoje pela segunda vez a Sala Multiusos, mas desta vez com um tema bem diferente: o lançamento do livro Design Act.

O livro foi produzido pelo IASPIS, The International Artists Studio Program in Stockholm e publicado pela Stenberg Books. Nele podemos encontrar várias discussões sobre práticas do design contemporâneo que se cruzam com temas políticos e sociais imergentes.

A apresentação contou com Magnus Ericson e Ramia Mazé, os editores do livro, alguns designers que contribuíram para a sua produção, e Lisa Rosendahl, directora do IASPSIS.

Mas agora é altura de nos despedirmos do Lounge da EXD’11 … aos nossos leitores fica o convite para visitarem este espaço, que estará especialmente animado esta noite, ou seguirem-nos até ao Jardim das Amoreiras, onde iremos visitar mais uma exposição esta noite.


17.00 Conferências de Lisboa – Fernando Brízio

Se houve alguma coisa que faltou na inauguração da exposição de Fernando Brízio no primeiro dia da Experimenta Design (na passada quarta-feira), foi o seu discurso de hoje.

Na Conferência, o designer forneceu-nos uma verdadeira “legenda” da sua exposição. Nesta hora ficámos a conhecer inúmeros pormenores das várias criações de “Fernando Brízio: Desenho Habitado”.

Nós no … And This is Reality vamos certamente voltar a visitar o Antigo Convento da Trindade para ver a exposição, agora com outros olhos, e recomendamos vivamente todos os nossos leitores a passarem por lá também!

Já a seguir.. mais uma paragem pelo Lounging Space da EXD’11!


16.00 Conferências de Lisboa – Sulki & Min

Hoje estávamos à espera da dupla de designers Sulki&Min. Infelizmente só pôde aparecer a primeira, mas não foi de todo por isso que ficámos “meio-satisfeitos”.

Para acompanhar o tema da bienal, a designer começou por expor aqueles que para ela são os sinónimos de Useless: Disfuncional, Sem propósito, Preguiçoso e Repetitivo.

A conferência acabou por ser uma mostra de várias criações da dupla que tinham uma dessas “características inúteis”, acabando na apresentação da instalação que pode ser encontrada na Praça da Figueira, uma instalação, segundo a designer, algo Repetitiva.

Fica o conselho do … And This is Reality de ir visitar a instalação dos designers que estará na Praça da Figueira durante os dois meses da bienal… e claro, o conselho de voltar ao aqui daqui a uma hora para saber como correu a Conferência do designer Português Fernando Brízio.


15.00 Conferências de Lisboa

Os convidados para a conferência de hoje são a dupla de designers gráficos Sulki & Min, criadores do BMW Guggenheim Lab e editores da specter press; e o designer Português Fernando Brízio que já tivemos a oportunidade de conhecer na quarta-feira.

O público à entrada está muito animado e ansioso por ouvir os convidados de hoje, que nos vão dar certamente opiniões muito diferentes. Já que Sulki & Min são dois jovens designers Asiáticos e Fernando Brízio um designer mais experiente, rodeado por uma cultura completamente diferente.

Nós já temos os nossos bilhetes por isso vamos entrando… voltamos assim que conseguirmos com a descrição das conferências de hoje… até já!


13.00 Open Talks – Arquitectura Useless

Depois da introdução ao tema, dada por Pedro Gadanho tivemos a oportunidade de ouvir Gretchen Mokry. A arquitecta doa “Arquitects for Humanity” mostrou-nos alguns dos seus projectos, e como as coisas que destacam os arquitectos em obras no mundo desenvolvido (como pormenores estéticos), são inúteis nos países em desenvolvimento.

Em contrapartida a arquitecta Alemã Folke Köbberling traz-nos uma arquitectura que usa objectos considerados inúteis na sua composição. Mostrando-nos assim que o lixe de alguns, é útil para outros e grande parte do que constitui os seus projectos.

Para finalizar a crítica Alexandra Lange mostra-nos um pouco do que acha ser inútil vs útil, tanto na arquitectura como em algumas peças de design.

Agora é aproveitar para um almoço e continuar o dia pelo Cinema São Jorge em mais uma sessão das Conferências de Lisboa.


11.00 Open Talks– o início do Dia 3

E para começar o dia mais uma vez a estimular ao máximo o pensamento e a nossa opinião sobre a Utilidade, estamos agora em mais uma Open Talk. Desta vez o tema é “Arquitectura Useless”.

Hoje a conversa é liderada por Pedro Gadanho, arquitecto e curador, e os seus convidados são a arquitecta Gretchen Mokry; Folke Köbberling, arquitecta e editora de livros de arquitectura; e Alexandra Lange, escritora e crítica de Arquitectura.

A sala Multiusos do Antigo Tribunal da Boa Hora está na capacidade máxima! Vamos tentar arranjar um espacinho também…


Chegamos mais uma vez ao Antigo Tribunal da Boa Hora para outro dia repleto de design … e hoje o tema é Arquitectura.

Esperam-nos algumas conversas sobre o tema e no fim do dia uma exposição que promete impressionar. Por isso a todos os leitores do … And This is Reality, principalmente aos amantes da Arquitectura, hoje é mais um dia a não perder!

0 Reality Comments: