EXPERIMENTA DESIGN 2011 EM DIRECTO | DIA 02


01.00 Festa Lux

Pois é… ninguém que queira acabar esta noite repleta de Experimenta Desing pode escapar e ir a outro sítio que não o LuxFrágil, a casa de eleição da noite Lisboeta.

O ambiente começa a animar e ainda vamos no princípio da noite, o que nos diz que o serão de hoje promete…

Para os que hoje ficam por aqui deixamos um pensamento que o designer Marcel Wanders referiu hoje na sua conferência. “Sem uso não significa sem valor… Muitas vezes as coisas a que damos mais valor são as que menos uso têm …” uma reflexão perfeita para acabar o dia “Useless” de hoje!


23.30 Exposição “From A to C”

Estamos agora na Loja da Atalaia para presenciar a primeira mostra das mais recentes criações do designer Miguel Vieira Baptista.

O designer acolhe a exposição, não apenas como um expediente promocional, mas também como um lugar de conforto e de comunicação. Os seus objectos eminentemente estéticos são uma das razões que justificam irrefutavelmente o facto de este designer ser um dos nomes mais aclamados na cena do design Português.

E agora para acabar a noite em grande, o sítio nem poderia ser outro…


22.00 Exposição “SideLines” – 7 locais para coleccionar em Lisboa

Sendo o tema da EXD’11 deste ano “Useless” a exposição em que estamos agora faz todo o sentido. Sidelines vai trazer toda uma nova perspectiva ao acto de coleccionar.

Com núcleos em 7 locais emblemáticos (e alguns surpreendentes) da cidade de Lisboa, a exposição “Sidelines” questiona o valor e utilidade de coleccionar, ao trazer a público 7 colecções pessoais.

Pedagogia e vaidade? Desejo de preservar? Medo da perda irreparável? Muitas são as razões que levam as pessoas a coleccionar todo o tipo de objectos … e a Experimenta Design 2011 convida cada um dos seus visitantes a formar a sua opinião.

A exposição que viemos ver, na Biblioteca Camões, é de Susana Pomba. Esta coleccionador de Time Out’s e K’s ganhou este pequeno vício em pequena ao ver os pais lerem estas revistas.

Afirma-se coleccionadora, mas não “completista”, por guardar apenas as suas preferidas… que depois de uma vista de olhos, também são as nossas!

Curioso ou não … seguimos em direcção ao coração do emblemático Bairro Alto para a inauguração de mais uma exposição – a “From A to C”.


18.00 Exposição “Redundância – A Utilidade da Repetição”

Depois de uma conferência magistral agora temos uma instalação intrigante e divertida – a “Redundância”.

“A Utilidade da Repetição” é o desafio que a Bienal de Design de Lisboa lançou a cinco estúdios de design gráfico a criar intervenções urbanas sobre o tema “Useless”. Os designers contemplados foram Luna Maurer e Roel Wouters, da Conditional Design, os designers da Lust, os coreanos Sulki & Min, Fréderic Technner e os designers do Studio Myerscough.

As intervenções estão a acontecer em plena Praça da Figueira, e os resultados são muito interessantes, como que uma sátira à (falta de) utilidade na repetição. Ou será que esta sátira terá mesmo alguma utilidade?

Deixando para trás jogos de palavras e reflexões mais ou menos sérias sobre estes mesmos jogos subimos em direcção ao Chiado para assistir à abertura de um dos núcleos da exposição Sidelines … vêm daí connosco?


17.10 Conferências de Lisboa – Marcel Wanders

Para ouvir este ícone do design, a Conferência de Lisboa foi um pouco “formatada”. Em vez da habitual palestra, assistimos a uma conversa entre o designer e a directora da Experimenta Design, Guta Moura Guedes.

A conversa surgiu muito naturalmente, notando-se um grande encontro de interesses e gostos destas duas pessoas que apesar de desempenharem papéis muito diferentes, ambos são estrelas na cena do design.

Tivemos a oportunidade de ouvir Marcel Wanders falar de várias peças criadas ao longo da sua carreira, desde a mediática Knotted Chair, uma das suas obras mais reconhecidas, criada em 1996, até a algumas das suas mais recentes criações. Nomeadamente um pequeno medalhão com a palavra “Held” (herói em holandês), que serviu de inspiração para a sua namorada, e que mais tarde veio a inspirar milhares de pessoas numa reconhecida revista Holandesa.

Cheios da ilusão e da magia transmitida por este fenomenal orador, rumamos ao nosso próximo local da Experimenta Design – Praça da Figueira para visitar uma das Instalações Urbanas de
Design com que a Experimenta Design 2011 brinda a cidade …

Curiosos? … dentro de momentos teremos aqui tudo!


16.10 Conferências de Lisboa - Heather Shaw

A designer Heather Shaw agarrou muito bem o seu público. Começou por falar do tema “Useless”, revelando que para os designers este vem como um medo – o medo de criar obras inúteis.

Comparando a palavra “Useless”, a conversa rapidamente saltou para a campanha “Be Stupid” da Diesel, que a designer apresentou como uma pequena moral. Às vezes e preciso ser “Stupid” se tal significar coragem e ousadia nas criações.

Seguiu-se uma apresentação de projectos da designer em colaboração com o The Do Lab, que levou à criação de palcos para concertos pelo mundo inteiro, incluindo Portugal, com instalações para o Optimus Alive e o Boom Festival.

As apresentações culminaram no mais mediático projecto da designer: o palco para a tour de Amon Tobin que ficou reconhecido mundialmente como o palco para o concerto do futuro.

Depois deste momento de aquecimento da audiência … o senhor que se segue é e mega estrela do design mundial – Mr Marcel Wanders.


15.00 Conferências de Lisboa - Heather Shaw & Marcel Wanders

Mais do que mostrar peças em exposições, a EXD’11 pretende envolver ao máximo o seu público com o mundo do Design, e ajudar a formar públicos, consciência e opiniões sobre esta arte de bem viver. O que nos traz ao Cinema São Jorge para mais uma Conferência de Lisboa.

Desta vez temos a oportunidade de ouvir a designer Heather Shaw, directora do Vita Motus, um estúdio de design multidisciplinar em Los Angeles e a mega estrela do design internacional Marcel Wanders (um dos nossos designers favoritos e um dos nomes mais mediáticos desta edição da Experimenta Design).

Para já, entramos na sala e ouvimos as ideias que vieram partilhar com esta sala cheia de mentes ansiosas, por este momento grande da Experimenta Design …

Dentro de momentos mais uma actualização deste nosso Experimenta Design em Directo. O design segue a bom ritmo … siga connosco!


12.30 Open Talks - Fluxos de Informação

Foi uma abertura de dia bem animada. Com um tema bastante interessante e dinâmico, a conversa, apesar de bastante informativa, não foi necessariamente hermética.

A conversa foi sobre a informação, e como esta é representada, como o designer procura cada vez
mais, seja através de suportes físicos como livros ou na internet, tornar a representação da informação interessante para o leitor.

Diferindo um pouco do resto das apresentações, foi a que nos foi apresentado hoje pelos designers Mischer’Traxler. Aqui foi nos mostrado como usar diferentes informações para criar fantásticas peças de design. Por exemplo, com uma máquina alimentada com um painel solar, vimos belíssimas peças cuja cor variava consoante a luz do dia em que foi criada.

Já de seguida rumamos de volta ao EXD’11 Lounge para um dos momentos altos desta semana inaugural da Experimenta Design 2011 e deste nosso Directo – Marcel Wanders himself estará diante do público português a dar uma conferência … absolutamente a não perder esta palestra do grande mestre do Design Contemporâneo!


11.00 Open Talks – o início do Dia 02

A primeira sessão de Open Talks tem o tema “Fluxos de Informação” e a enchente de pessoas à porta mostra o entusiasmo para assistir aos convidados de hoje (haverá uma por dia nos restantes dias desta semana inaugural, e nós vamos acompanhar tudo em directo, claro).

A moderadora desta Open Talk é Zoë Ryan, curadora de design do Chicago Art Institude, e os
participantes são: Joost Grootens, recentemente nomeado como um dos 20 melhores designers para o futuro; o Canadiano Aaron Cope; e os criadores do estúdio Mischer’Traxler.

Por agora vamos sentar-nos e ouvir a discussão … já voltamos com mais informação, neste Experimenta Design 2011 em Directo. Não perca …

Ainda a Inauguração da EXD’11 está a bem presente e já aqui estamos a fazer uma abertura do Dia 2 do nosso Experimenta Design em Directo.


Chegámos ao segundo dia da EXD’11 com o positivismo no máximo para receber mais uma injecção de pura criatividade sob a forma de debates, exposições e muitas outras atracções.

Hoje vamos andar por sítios tão icónicos como a Avenida da Liberdade, a praça da Figueira ou o
Chiado, que nos mostra que a EXD’11 além da paragem obrigatória para todos os amantes do design é também uma maneira perfeita de fazer um passeio por Lisboa cheio de estilo.

Hoje o nosso directo começa logo às 11 da manhã … não perca!

0 Reality Comments: