VIAJAR MAR FORA NUM BARCO ICÓNICO - O CREOLA


A Associação Portuguesa de Treino de Vela acaba de anunciar uma iniciativa que tem muito estilo: uma viajem no Creola.

Nos próximos dias 3, 4, 5 e 6 de Setembro, mesmo antes do início das aulas, os aspirantes a velejadores vão poder aprender tudo sobre o que é estar no Mar: ver cartas náuticas, estar ao leme, lavar o convés, ajudar a preparar as refeições, fazer turnos, ver o nascer do sol no Mar, aprender a fazer nós e a trabalhar em equipa.

E fazer tudo isto num dos mais belos e grandes veleiros do mundo - o mítico Creola.

Excelente ideia para voltar à cidade depois de um verão cheio de estilo!

2 Reality Comments:

Atenção. Aspirante é o nome dado aos cadetes do último ano da Escola Naval. O nome correcto será , por ex: o que aspiram a se INSRUENDOS.

NTM Creoula

Fundado 1937
Local Base Naval de Lisboa, Almada, Portugal
Descrição da empresa O UAM Creoula é um navio de treino de mar (NTM), afectado pelo Estado à Marinha Portuguesa.

O Creoula é um lugre de 4 mastros que foi construído - juntamente com o seu irmão-gémeo o Santa Maria Manuela - em 1937 nos estaleiros da CUF, em Lisboa. Em 1938 seria construído um terceiro navio da mesma classe, o Argus. Ao serviço da Parceria Geral das Pescarias, participou nas campanhas da pesca do baca...lhau, ao largo da Terra Nova, entre 1937 e 1973.

Em 1979, o Creoula foi adquirido à Parceria Geral de Pescarias, pela Secretaria de Estado das Pescas, com o objetivo de ser transformado num museu da pesca. Durante os reparos, verificou-se que o casco se apresentava em óptimas condições, pelo que se deliberou que o navio continuaria a navegar, usado como navio de treino de mar (NTM). O navio é operado pela Marinha Portuguesa, sendo classificado como unidade auxiliar da Marinha (UAM).
Ver mais
Missão O Creoula tem como missão proporcionar aos jovens o contacto com o mar e a experiência de uma vida a bordo
E-mail creoula@marinha.pt

1 TEN MN Inês do Nascimento
(1ª Oficial feminina a bordo do Creoula)