MUSEU MARITIMO DE LONDRES - UMA ARQUITECTURA SIMPLES E DISCRETA







O National Maritime Museum de Londres, um dos maiores do mundo e o terceiro monumento mais visitado no reino unido (situado em pleno parque de Greenwich), acaba de sofrer uma remodelação que lhe acrescentou uma nova ala de exposições.

Da autoria dos arquitectos da C. F. Møller Architects, este novo edifício assume uma postura conceptual discreta e de perfeita harmonia com a envolvente histórica edificada e com o jardim barroco onde se situa. Com um traço recto e bastante simples, esta nova zona do museu pauta-se por uma arquitectura simples e dialogante, contemporânea e acertiva, serena e inovadora.

Feito em betão aparente e vidro, as aberturas rectilíneas que varrem verticalmente as fachadas, conferem uma nova e interessante personalidade ao local e à fachada de estilo Barroco do antigo museu.

A calma sofisticada que pauta o exterior, estende-se também aos interiores. Com a simplicidade de quem constrói um contentor nobre para peças valiosas, os arquitectos conseguiram criar um ambiente agradável, amplo e bastante iluminado que cria o entorno perfeito para peças tão mágicas como as ligadas à história marítima britânica.

É mais uma boa obra que surge numa das cidades arquitectonicamente mais fervilhantes do momento.

0 Reality Comments: