MUSEU BRASILEIRO DO CHOCOLATE






Despois do Museu do Chocolate que a multinacional Nestlé abriu na Cidade do México, desenhado pelo famoso Michael Rojkind (que aqui demos conta em Setembro de 2007), agora trazemos aqui o novo Museu do Chocolate que a Nestlé abriu no Brasil.

Desenhado pelos arquitectos brasileiros do escritório Metro (e aqui ilustrado com fotografias do fotógrafo brasileiro Leonardo Fenotti, a quem agradecemos), este museu desenvolve-se em estrutura de Ponte, por cima da fábrica de chocolate da marca suíça e vizinha da auto-estrada que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.

Mas a curiosidade desta obra está não só no facto de se desenvolver totalmente em Ponte, mas no facto de, ao longo do percurso entre as duas torres (onde estão as duas entradas do museu) ser possível não só ter contacto com muitos produtos da marca, com a história do chocolate e do cacau brasileiro, mas essencialmente, assistir ao processo de fabrico do chocolate da própria fábrica.

Ao longo de todo o percurso foram abertas várias janelas para os edifícios da fábrica em si, que permitem aos visitanntes do museu assistir ao processo de fabrico completo dos chocolates da Nestlé.

Uma excelente ideia, materializada numa arquitectura de excelência!