CULTURALITIES | O ORGULHO MADRILENO


Já há bastante tempo que não dedicávamos um artigo a uma temática ligada à cultura Gay, por isso decidimos, neste primeiro fim-de-semana de Julho, focar-nos num dos maiores eventos gays do mundo. o Pride de Madrid.

Depois de Barcelona e de Lisboa (e da maior parte do mundo), a capital espanhola encerra a época dos desfiles Pride Mundiais, com um dos maiores desfiles do Mundo: o Orgullo Madrid 2011.


O Gay Pride comemora, um pouco por todo o mundo a diferença e é um ponto de congregação de todas as lutas anti-discriminação que a comunidade Lésbica, Gay, Bisexual e Transexual levam a cabo ao londo do ano. Mas esta data assinala também o aniversário da revolta dos homosexuais, transexuais e bisexuais de Nova Iorque, que no revolucionário ano de 1969, se manifestaram pela primeira vez, contra uma carga policial levada a cabo no bar Stonewall Inn, na Christopher Street de Manhattan.

Esta foi a primeira das manifestações e foi a génese de um movimento que ganhou forma, se organizou e lutou pela liberdade e pela igualdade um pouco por todo o mundo ocidental. Actualmente os desfiles são um momento de extravagância, exuberância, festa e de expressão exacerbada de vontades e desejos de uma comunidade. Mas não só ... muitas marcas aproveitam esta data para conquistarem o público Gay.


Um dos mais recentes exemplos disso é a supostamente muito tradicional Longchamp, que este ano decidiu lançar uma edição especial da sua mala mais famosa - a Pliage - orientada para comemorar esta data, de forma mais próxima da comunidade Gay.

Assim surge um dos objectos de culto desta época de desfiles: a Pliage Rainbow. Elegante, prática, de um design impecável e com o espírito e a elegância da Longchamp, esta Pliage rainbow, é seguramente um dos Fashion Must Haves destes eventos.


Mas aproveitando o Orgullo Madrid 2011, trazemos aqui duas sugestões, ambas bem perto do percurso percorrido pelo desfile (que começa na Puerta de Alcalá e termina na Plaza de España), e que conferem um estilo bem sofisticado a uma eventual estadia.

O primeiro destaque vai para um restaurante. Se comer em Madrid é sinal de Tapas, então comer tapas em Madrid é sinal de Los Gatos. Esta pequena e antiga taberna, situada no número nº 2 da Calle Jesus, (que já aqui tinhamos trazido ao blogue no passado ano de 2007) acumula desde há bastante tempo prémios de concursos gastronómicos na categoria de Tapas e Pinchos. Com uma decoração clássica, acolhedora e muito castelhana ... os sabores, ambiente e sons acompanham esta qualidade gastronómica comprovada!


A segunda sugestão é a exposição retrospectiva do artista contemporâneo Antonio López, patente no prestigiado e selecto Museu Thyssen Bornemisza, até 25 de Setembro (em pleno Passeo del Prado, também muito perto do percurso da parada do Orgullo).

Este artista espanhol, cria, interpreta e centra a sua arte em três elementos chave da nossa sociedade contemporânea: a cidade; a figura humana; e a Natureza. É nestes três temas artísticos que a exposição está organizada tendo ainda um último núcleo dedicado ao percurso, evolução e crescimento deste artista ao longo da Sua imensa e prestigiada carreira. Esta é uma exposição absolutamente a não perder, pois a última retrospectiva deste artista foi feita em 1993 ... e desde então as obras mais recentes de Antonio López têm circulado apenas em meios muito restricotos.


São três sugestões, uma de moda, outra gastronómica e esta última cultural, que surgem a propósito do Orgullo Madrid 2011 que hoje decorre, mas cuja validade se extende bastante para além desta data.

A propósito do Orgullo Gay Madrid 2011, já qualificado como um dos melhores do mundo, e o favorito de Kylie Minogue ou Madonna ... o estilo existe, está bem entregue e faz todo o sentido!

0 Reality Comments: