ESPECIAL | À CONQUISTA DE PARIS - AS EXPOSIÇÕES


Foi no passado mês de Março que tivémos qaui no ... And This is Reality o nosso Especial "À Conquista de Paris".

Depois de no Verão passado termos tido a nossa primeira viagem de aventuras, com relato em directo aqui no blogue ("A Grande Aventura Americana"), este ano tivemos uma sugestão, também original, mas europeia, e como tal de pequena dimensão prória, a viagem "À Conquista de Paris".


Como esta escapadela pode ser feita também de Verão (pois as praias da Normandia são ideais para uma visita de veraneio), vimos neste Feriado de 10 de Junho, e no feriado da próxima 2ª feira (Feriado em Lisboa, pois é Dia de Santo António) trazer umas informações mais actualizadas sobre dois aspectos importantes desta viagem e que convêm ser actualizados: as exposições do momento em Paris e restaurantes a não perder. Hoje começamos pelas exposições e são três as sugestões que temos.

Comecemos pela excelente (aliás não se esperaria outra coisa) exposição patente no centro Georges Pompidou: Paris-Delhi-Bombay.


Ocupando o grande espaço de exposições do último piso (o maior do centro) esta exposição passa em revista pontos de confluência, encontro e diálogo entre a as artes plásticas contemporâneas francesas (pintura e escultura/instalações) e as indianas originárias destas duas metrópoles.

O resultado é surpreendente. Com uma distância cultural, territorial, de meios fisicos e financeiros os artistas de ambos os países apresentam-se com uma qualidade de trabalhos muito elevada e estimulante. Tal como as (três primeiras) imagens o testemunham (bem como os videos que temos no nosso facebook de duas instalações dinâmicas mágicas, que convidamos a ver), esta exposição tem obras absolutamente sublimes do ponto de vista estético!


Outra das exposições que é um must go em Paris neste Verão é a "Zaha Hadid - Une Architecture". Montado no pátio de entrada do Institut du Monde Arabe, está o famoso pavilhão encomendado pela Chanel (que aqui demos conta em 2008) e que agora, depois de uma tourné mundial (que passou por Hong Kong, Nova Iorque e Tóquio), chega ao seu destino final - Paris.

Inaugurada no passado dia 29 de Abril, esta exposição reune um conjunto de maquetes e videos referentes ao trabalho de Zaha Hadid, que têm a espectacularidade inerente ao trabalho da arquitecta londrina e ao mesmo tempo o didactismo das excelentes exposições de arquitectura destinadas ao grande público. Para além de uma maior compreensão sobre o trabalho desta mestra da arquitectura contemporânea, ainda se consegue visitar uma das suas mais emblemáticas e recentes obras.


A modernidade destas duas exposições complementam na perfeição os museus que propusemos no nosso roteiro de Março, dando assim uma visão de Paris mais global e cosmopolita, de acrodo com a realidade actual da cidade.

Amanhã teremos mais um dia do nosso Especial de Verão (que já começámos no fim-de-semana passado), no Domingo o final deste especial dedicado às tendências da estação que começa neste mês e na segunda voltaremos com dois hotspots gastronómicos imperdíveis nesta aventura "À Conquista de Paris".

Até lá ... bons feriados e fim-de-semana e gozem-no com muito estilo!

0 Reality Comments: