REALITY PROFILE | SOFIA MATOS RIBEIRO


Conforme o prometido cá estamos com um novo Reality Profile. Neste mês de Maio, em que novas iniciativas surgem todas as semanas, decidimos dedicar-nos à jovem que encabeça uma das mais originais e surpreendentes: o Teens on The Runway.

Já aqui o apresentámos no passado mês de Janeiro, mas agora a uma semana do evento (vai ter lugar no próxio Sábado 28, e nós vamos lá estar) que vai dar visibilidade, pela primeira vez com uma notoriedade assinalável, ao trabalho de jovens e indeppendentes designers Moda, trazemos a pessoa que tem tido a força, coragem e a ousadia de por de pé este evento - Sofia Matos Ribeiro.

Tem 17 anos, gosta de ler, cinema, ouvir e descobrir boa música. Esta, aparentemente normal teenager, prefere o Principe Real e delicia-se com cozinha simples e requintada ... e tem a coragem de enfrentar a organização de um evento que está a fazer história!


Como veio esta ideia do Teens on the Runway?
A ideia do Teens on the Runway teve origem numa amiga, Inês Carrilho Ribeiro, aluna dos Salesianos, no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Ela começou a desenvolver o projecto com o seu grupo de trabalho (Alexandra Ferreira, Ana Teresa Silva e Mariana Barroso) e, mais tarde, veio ter comigo e com o meu grupo de trabalho no Liceu Pedro Nunes (Carolina Figueiredo e Beatriz Monteiro) e juntámo-nos ao projecto, fazendo do mesmo resultado de uma parceria entre duas escolas muito diferentes! A ideia em si veio a partir do tema anual dos Salesianos, que este ano está relacionado com "usar um dom para ajudar os mais necessitados".

Idealizar um projecto como este deve implicar muita paixão pela Moda. Há quanto tempo surgiu o interesse pelo mundo da Moda?
Implica muita paixão pela moda e muita paixão pelo projecto em si e pelo trabalho que o mesmo implica. O meu interesse pela moda manifestou-se, basicamente, a partir do momento em que nasci. Lembro-me de ser pequenina e de ver os desfiles na ModaLisboa e de adorar... As texturas, as cores, a roupa, tudo para mim era um fascínio. Mas o que me interessou mais foi sempre o que passava para que o evento em si funcionasse e "acontecesse", o trabalho que implicava e a paciência que era precisa. Talvez por ter nascido dentro da indústria da moda, a mesma tenha sido sempre um interesse pessoal meu, mas, ao longo dos anos e ao longo do meu crescimento, passou de um simples interesse para uma paixão e uma vocação.

É o primeiro evento deste género em Portugal (ou pelo menos com tanta notoriedade). Como tem sido a luta desta organização? Alguma história divertida?
Tendo em conta que somos todas alunas do 12.º ano, tem sido difícil trabalhar em várias áreas da organização, mas conseguimos dar a volta às mais diversas situações e estamos a aprender imenso. O interesse de algumas na Organização de Eventos e Comunicação tem ajudado, assim como todas as instituições e profissionais de diversas áreas que se disponibilizaram a ajudar-nos. Aproveito para agradecer, em meu nome e de toda a Equipa, a todas pessoas que nos estão a ajudar e às empresas que depositaram confiança em nós e se associaram ao projecto, em principal a TMN, a On the Road e a MGA Eventos.

Histórias divertidas já houve várias, desde "personagens" com que nos cruzámos pelo caminho, até à confusão das pessoas no que toca ao conceito do projecto (as pessoas imaginam cada coisa...). Tem sido uma viagem muito divertida, trabalhadora e interessante.

Esperavam esta tão grande aderência e notoriedade ao Teens on the Runway?
Ao início devo confessar que não. Sempre acreditámos no projecto, mas nunca pensámos que ele fosse crescer tanto e assumir proporções tão notórias. Estamos muito orgulhosas, tanto umas das outras, como dos resultados e dos grupos finalistas, claro.

Costuma-se dizer que "Filho de peixe sabe nadar"... Em que sentido se nota a influência da tua mãe, enquanto directora da ModaLisboa nesta organização e nesta ideia?
A minha mãe é um elemento muito importante da minha vida, esteve sempre do meu lado e pronta para ajudar no que for preciso. A influência da minha mãe em concreto, está presente em várias áreas, não numa só em concreto; sempre que tenho alguma dúvida vou falar com ela para saber o que acha que devo fazer. No entanto, a minha mãe fez questão de não se envolver demasiado na organização e na ideia em si pela simples razão de que o projecto não partiu dela, a sua ajuda principal está reflectida no facto de fazer parte do júri.

Para além da organização e produção do evento … Gostarias de também participar como designer no Teens on The Runway?
Sinceramente, acho que não. Design de moda não é a minha área. Tenho mais "olho" para escolher do que "jeito" para fazer. A minha área é mesmo organização, produção e comunicação; é onde me sinto mais à vontade e onde tenho desejo de trabalhar.

Este projecto pode vir a ser uma rampa de lançamento para a organização de eventos no mundo da moda. Era essa a sua ideia inicial?
No início não, até porque o projecto era pequeno. Lancei-me no Teens on the Runway por prazer e pelo amor que tenho pela moda. Mais recentemente, tenho-me apercebido do quanto estou a aprender e do quão isto me vai ajudar no futuro. Vai fazer parte do meu CV e pretendo continuar a realizar este evento/projecto durante mais alguns anos.

Com este projecto está-se a dar uma boa oportunidade aos jovens designers de moda portugueses. Quais são as portas que gostariam que se abrissem para eles com este projecto?
O que mais desejo não só aos nossos finalistas, como a todos os jovens designers, é que ganhem experiência e que alguém ganhe interesse neles. Espero que eles ganhem oportunidades e formação, para no futuro poderem fazer estágios, trabalhos, etc na área de moda. Acho que os jovens deveriam ser uma das maiores apostas dentro do mundo da moda. Somos a nova geração e todos ambicionamos ser os melhores naquilo que fazemos. Espero que as pessoas percebam que o objectivo desta iniciativa é mostrar a todos o valor dos jovens designers de moda e como isso pode ajudar os que mais precisam. O lado solidário do Teens on the Runway é muito importante para todos nós, pois estaremos a dar oportunidade aos jovens e aos mais desfavorecidos, que tanto precisam de ajuda.

“De pequenino se torce o pepino” … e quando fores grande o que queres ser?
Bem, o que quero ser ao certo não consigo dizer. Sei que quero seguir comunicação e everedar pela área de organização de eventos, assessoria de imprensa e comunicação, em geral, mas, se possível, gostaria de fazer algo sempre relacionado com moda. É algo onde me sairei bem e é uma área que adoro. Claro que, após acabar a Licenciatura, quero ir para Londres e fazer um Mestrado em Comunicação de Moda. Isto sem esquecer o Teens on the Runway, obviamente!