ESPECIAL FASHION WEEK POLÓNIA | DIA 02 - AS COLECÇÕES


Depois de ontem termos trazido aqui um pouco do ambiente e das pessoas que fazem da Fashion Philosophy/Fashion Week Poland um evento muito especial, hoje dedicamo-nos ao centro de todas as atenções: as colecções.

Mais de duas dezenas de criadores e marcas fazem parte do calendário desta fashion week e nós escolhemos cinco para ilustrar o que de melhor se faz pelo estilo polaco e global.



O primeiro dos designers que destacamos é o já nosso conhecido de outras edições anteriores Dawid Tomaszewski.



Mais uma vez com uma técnica sublime, um gosto irrepreensível e uma criatividade e elegância próprias, este jovem criador polaco residente em Berlim, apresenta uma colecção única. Baseada em pele, penas, chifons e fazendas de pura lã, esta colecção apresenta uma mulher sofisticada e de uma exuberância comedida e controlada. Paradigmáticas, as peças são um deleite visual, quer em passerelle quer (seguramente) em qualquer ocasião mais especial. Destacamos um sublime vestido em branco e azul petróleo pela elegância e fluídez do corte e do material.



Outro dos nomes que se vem afirmando na cena de moda polaca é a dupla MMC.



A estética da mulher para o próximo Inverno passa por valores futuristas, formas rígidas e com um corte acentuado, cores e padrões metálicos e com uma abundância de pretos e cinzas em todos os coordenados e looks. Com visão, conceito, proposta visual afirmativa e forte, esta foi uma das colecções que, sem qualquer dúvida, ressaltou dos quatro dias de passerelle.



Já com uma estética mais elaborada apresentou-se a dupla Paprocki & Brzozowski.



Silhuetas marcadas por elegância e sofisticação, luxo de materiais e contrastes entre brilhos e baços, esta mediática dupla de criadores de Varsóvia defende para a Mulher da próxima estação fria um look de cruzamento de estéticas. Com inspirações urbanas, a mulher Isabelina (da época de Isabel I de Inglaterra) reinventa-se para um futuro minimal. Um cruzamento de influências feliz e bastante bem conseguido ... ou não estivessemos a falar de Marcin Paprocki e Mariusz Brzozowski.



O nosso quarto destaque vai para um criador que também já deslumbrou a ModaLisboa com a sua colecção: Lukasz Jemiol.



O jovem, mas já respeitado e mediático criador polaco, apresentou uma colecção brilhante! Marcada por um contraste de materiais entre a fluidez das sedas e dos chifons e o peso e a estrutura dos couros e das peles de carneiro e de zbu. A paleta de cremes, cinzas, metálicos ou opacos, cruzam-se com amarelos ácidos ou azuis escuros vibrantes. A novidade ficou guardada para a parte final do desfile: quatro manequins masculinos entram na passerelle com as primeiras peças da colecção de Homem. Lukasz Jemiol entra assim nesta estação no mundo dos homens e a proposta é tão requintada, tem uma modelagem e um corte tão únicos quanto a qualidade habitual na colecção feminina.



Não poderemos deixar de encerrar este destaque das colecções sem trazer aqui o criador português convidado desta edição (segundo um acordo entre a Fashion Philosophy/Fashion Week Poland e a ModaLisboa|Lisboa Fashion Week): Vitor.



O jovem criador foi o escolhido para esta edição levar a qualidade da moda Made in Portugal à ribalta da moda polaca. O seu desfile ocorreu fora da passerelle principal, em plena sala Electrovnia (uma antiga central de produção energética, agora transformada em sala de eventos). O cenário era o perfeito, a iluminação natural excelente e a colecção foi das mais louvadas e aplaudidas do dia. Depois de Miguel Vieira e de Nuno Gama, Vitor foi o criador nacional que foi até à Fashion Week polaca afirmar uma criatividade e uma qualidade de confecção e de produção muito lusas.

Queremos encerrar este especial por agradecer a toda a organização e a todos os profissionais que nos receberam de braços abertos e que fizerem mais uma edição de uma fashion week única na Europa. Muito Obrigado e Parabéns a todos!

0 Reality Comments: