ESPECIAL FASHION WEEK POLÓNIA | DIA 01 - PESSOAS, FESTAS E BASTIDORES


Mais uma vez estivemos presentes na Fashion Week da Polónia que se realizou em Lodz no fim-de-semana passado: a Fashion Filosophy/Fashion Week Poland.


Esta pequena cidade industrial, onde a tradição da indústria textil e da escola de moda já remontam ao príncipio do Século XX e aos anos 1970, respectivamente, junta nestes quatro dias um conjunto de tribos fashionistas para assitir aos desfiles e ao circo da moda que é montado pela organização e parceiros.


Diz quem lá mora que a cidade se transforma. Enche-se de forasteiros com estilo, junta um número consíderável de fashionistas internacionais (dos quais nós devemos fazer parte) e veste-se a rigor para a ocasião. O que é certo é que uma grande quantidade de pessoas com estilo vagueiam pelos desfiles e pelos locais das festas.


Por esta razão decidimos que neste primeiro dia do especial dedicado à Fashion Filosophy/Fashion Week Poland Inverno 2012 nos iremos dedicar aos looks, aos bastidores (sempre foco importante de looks e tendências) e às festas que fazem desta semana de moda independente um evento muito especial.


As pessoas que frequentam desfiles, lounges, showrooms, bastidores e festas são diferentes, mas todas têm um aspecto em comum - o estilo. Gente bonita, gente menos bonita, freaks e extravagantes ou simplesmente simples, a multidão tem toda um look entre o alternativo e o trendy chic.


Quando se observa o público da Fashion Philosophy/Fashion Week Poland com um olhar atento e escrutinador, percebe-se que a maior parte das pessoas não são de Lodz, mas sim de um pouco de toda a Polónia. Todos vêm a Lodz para ver os desfiles, conhecer novas marcas nos showrooms e mergulhar num sem número de festas que inundam a cidade e animam os dias calmos desta antiga cidade industrial. Lodz transformando-se, ano após ano, num importante pólo da nova cultura urbana polaca.


Mas nas festas à noite é que esta heterogeneidade de estilos, esta multiplicação de looks e esta tribo fashionista polaca se revelam na sua plenitude. Com o Vodka a fluir a bom ritmo, a (boa) música a embalar os movimentos e a simpatia a abrir sorrisos, a multidão demonstra toda a sua simpatia e boa hospitalidade.


São festas de arromba, com excelente música, ambiente muito animado e onde se conhecem pessoas muito diferentes. Nesta edição três foram as festas que se revelaram essenciais: logo na primeira noite a afterparty que começou no Maly Pikus Club e se estendeu depois ao Gossip Klub abriu as hostes de forma impactante; já na terceira noite a Fashion TV alugou dois imensos estúdios de cinema da cidade e decorou e animou-os a preceito; para encerrar a K Mag deu, mais uma vez uma festa de arromba numa antiga fábrica da cidade que se transforou numa noite no centro da animação nocturna na Polónia.


Foram três festas diferentes mas bem organizadas, hospitaleiras (obrigado a todos que conhecemos pela sua simpatia e boa onda) e muito animadas, reforçando a ideia de que as after parties na Fashion Philosophy são um must go absoluto.


Mas durante o dia há outro local que concentra as atenções dos fotógrafos em busca do momento perfeito para captar a essência do estilo de quem o dita: os bastidores.


É nos bastidores que modelos, cabeleireiros, maquilhadores, assistentes, criadores e organização se agitam constantemente durante horas para criar os desfiles que mostram o melhor da moda polaca. Desde as primeiras horas da manhã que a agitação é muita.


Foi nesta busca de caras e looks, de momentos e de segredos que nos dirigimos lá e tentámos encontrar aquela imagem definidora de uma edição. Foi nesta busca que encontrámos um mundo povoado de estilos diferentes e mais calmos. Algumas das caras que mais tarde encontrávamos nas festas, aqui estão em modo mais sério, mais profissional e em ritmo acelerado e organizado.


Com um método rigoroso e uma simpatia mais serena, os bastidores recebem os nossos olhares curiosos com uma calma e um sorriso evidente. Com o conforto de quem está habituado a ser observado durante o seu trabalho, profissionais de cabelos e maquilagem explicam o que fazem perante uma pergunta, revelam segredos a quem pede explicações e sorriem perante os parabéns pelo bom trabalho dados pelos criadores.


É um ambiente que contrasta com a azáfama ruidosa e fashionista dos lounges da zona social. Serenamente a ritmo acelerado, os bastidores estão em permanente ebolição por forma a preparar tudo ao mais infimo pormenor para que o próximo desfile decorra da forma programada.


As roupas passam todas por este espaço e seguem, vestidas pelos manequins, para a passerelle para uns breves minutos que apresentam o trabalho de um semestre. A mecânica funciona e o público não se apercebe do que aqui se passa: uma máquina oleada a funcionar bem.


Mas por hoje ficamos por aqui, mas amanhã voltamos com as novidades de cinco colecções que destacamos ... uma delas de um convidado muito especial: o designer muito português Vitor. Não perca as tendências da moda polaca para o próximo Inverno 2012 ... pois valem verdadeiramente a pena!

1 Reality Comments:

Adorei!
Tô reblogando a matéria lá no meu blog!

Um beijo,
C.J.