CULTURALITIES | SABORES DE PRIMAVERA - DIA 2


E depois de algumas sugestões de entradas e peixes, regressamos hoje com mais alguns sabores de Primavera…

Depois de um Inverno tão rigoroso, os primeiros dias de calor são encarados com grande entusiasmo e parecem implorar por refeições ao ar livre. A nossa primeira sugestão não podia deixar de ser um belo churrasco.


Costeletas de Borrego com alecrim
Ingredientes: 5 costeletas de borrego (por pessoa); 10 dentes de alho, sumo de 1 limão, alecrim fresco, manteiga, sal e pimenta.

Preparação: Temperar as costeletas com sal, pimenta, alecrim picadinho, alho picado e o sumo de limão. Deixar marinar por duas horas. Grelhar as costeletas no carvão durante, sensivelmente, 3 a 5 minutos de cada lado, consoante o seu tamanho. Barrar com uma nozinha de manteiga e servir. Para acompanhar sugerimos abacaxi pincelado com canela e mel.


Quiche de Frango com Cogumelos
Ingredientes: Peito de frango com aproximadamente 300 a 400g; 200g de cogumelos frescos laminados; 2 cenouras; 6 ovos; 200 ml de natas; salsa q.b.; sal q.b.; pimenta q.b.; Massa quebrada de compra.

Preparação: Coza o frango em água e sal. Assim que o frango estiver cozido, deixe arrefecer um pouco e desfie para uma tigela. Forre uma tarteira com a massa quebrada e pique o fundo com o garfo. Rale as cenouras e a salsa e junte ao frango. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Coloque o preparado na tarteira. Junte aos 6 ovos as natas e bata tudo muito bem. Coloque a mistura dos ovos e natas em cima do frango e leve ao forno pré-aquecido nos 180 graus.


Mousse de Lima
Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 1,5 dl de sumo de lima (cerca de 4 limas); 2,5 dl de natas; 2 folhas de gelatina incolor; 1 lima para decoração

Preparação: Deite o leite condensado numa tigela e junte-lhe o sumo das limas. Reserve no frio. Desfaça a gelatina num pouco de água bem quente e bata as natas.
Por fim, junte as natas e a água da gelatina ao leite condensado. Misture muito bem e deite numa taça. Leve ao frio no mínimo durante uma hora. Decore com raspa e rodelas de lima.


Gelado de framboesas
Ingredientes: 600 gr de framboesas; 6 colheres de sopa de xarope de framboesa; 1 clara de ovo; 3 colheres (sopa) de açúcar; 3 colheres (sopa) de sumo de limão; 4 folhas de hortelã

Preparação: Misture metade das framboesas com 200 ml de água e o xarope de framboesa e reduza a puré. Passe este preparado por um passador fino, coloque num recipiente e leve ao congelador até estar congelado. Bata a clara de ovo em castelo e misture com o puré de framboesa. Leve ao congelador por três horas e mexa de hora a hora. Misture as restantes framboesas com o sumo de limão e deixe marinar por 10 minutos. Coloque as framboesas em taças, forme as bolas de gelado e coloque sobre as framboesas. Polvilhe com a hortelã cortada às tirinhas.


Licor de Laranja
Ingredientes: 3 laranjas; 0,5l de aguardente; 0,5l de água; 750 g de açúcar

Preparação: Lave e corte as laranjas em pedaços e coloque-as num frasco. Cubra as laranjas com aguardente e agite bem. Tape e reserve o frasco durante dois meses. Ao fim desse tempo, coe a aguardente com uma rede fina. Deixe de parte a aguardente e coloque a água dentro do frasco para lavar as laranjas, mexa bem para aproveitar todo o sabor da laranja. Coe a água para dentro de um tacho e junte o açúcar à água, leve ao lume, mexa e deixe ferver até atingir o ponto pérola. Deixe arrefecer.Junte a aguardente e misture bem. Por fim, coe o licor para uma garrafa. Sirva fresco.

Ficou com água na boca? Então está na hora de convidar a família ou os amigos e preparar uma "caseira" festa de Primavera... Bom apetite!

0 Reality Comments: