CULTURALITIES | SABORES DE PRIMAVERA - DIA 1


Com a chegada da Primavera e os primeiros dias de sol e calor, os nossos hábitos alimentares tendem a mudar… Começamos por de lado os pratos mais fortes e quentes e o nosso corpo começa a pedir alimentos mais leves e frescos.

Pois foi exactamente a pensar nestas refeições ao ar livre que o …And This is Reality preparou este especial de fim-de-semana onde lhe apresentamos algumas receitas bem frescas. Uma bebida super refrescante, entradas e peixes são algumas das nossas sugestões neste primeiro dia.


Sangria de Champanhe com frutos silvestres
Ingredientes: 1 garrafa de champanhe ou de espumante; 150g de frutos silvestres congelados; Morangos q.b.; 2 paus de canela; 4 colheres de sopa de açúcar mascavado; 50 ml de vodka; 7up ou semelhante e gelo.

Preparação: Num jarro coloque os frutos silvestres, o açúcar e a vodka. Mexa. Junte os paus de canela e a garrafa de champanhe ou espumante. Acabe de encher o jarro com a bebida gaseificada e o gelo. Decore com os morangos e está pronta a servir.


Bruchettas de Tomate e manjericão
Ingredientes: Pão; 2 tomates maduros; folhas de manjericão; sal e pimenta; azeite e vinagre de vinho branco ou de ervas.

Preparação: Retire a pele e as sementes dos tomates. Esprema-os com a mão e coloque-os em uma tigela. Rasgue as folhas de manjericão e adicione com os tomates. Tempere com sal, pimenta, vinagre e azeite. Recheie as bruschettas com este preparado e sirva. Se preferir rasgue pedaços de mozzarella e adicione ao recheio.


Cocktail de Camarão com Papaia
Ingredientes ( 2 pessoas): 1 papaia; 3/4 folhas de alface; 125 g camarão; 4 colheres de sopa de maionese; 1 colher de chá de ketchup; 1 colher de café de whisky e pimenta q.b.

Preparação: Coza e descasque o camarão e reserve no frio. Corte a papaia no sentido longitudinal e retire as sementes. Misture a maionese com o ketchup e envolva com os camarões previamente descascados. Misture a colher de café de whisky e envolva bem. Corte a alface em juliana em cima da papaia e coloque o preparado em cima. Sirva fresco.


Papelotes de Peixe
Ingredientes (2 pessoas): 2 Douradas; alho a gosto; sal qb; pimenta qb; 1 ramo de coentros; azeite.

Preparação: Corte 2 pedaços de papel alumínio. Sobre cada um coloque um peixe (pode optar por peixes inteiros ou então por lombos). Tempere o peixe com sal e pimenta e bastante alho picado. Pique os coentros e disponha em cima do peixe. Feche o papel alumínio formando um pacotinho. Leve ao forno à temperatura média (180ºC), por cerca de 15 minutos. Sirva com legumes salteados.



Risoto de Champanhe e Cogumelos
Ingredientes: 2 xícaras de arroz; 6 cogumelos; 1/2 colher (sopa) de margarina; 1 colher (sopa) de azeite; 1 dente de alho batido e misturado com um pouco de sal; 1/4 cebola branca picada; 200 ml de leite; Sobras de queijo mozarella, requeijão cremoso ou outro de sua preferência; 100 ml de champanhe; água quente; 1/2 caldo de galinha.

Preparação: Coloque a margarina, o azeite, os cogumelos laminados, o alho e a cebola numa panela e deixe refogar. Acrescente o champanhe e misture mais um pouco, até que ele evapore. Cubra o arroz com água quente e cozinhe al dente. Termine a cozedura com o leite. Quando já estiver cozido, acrescente o queijo picado, o caldo de galinha e os temperos restantes. Sirva quente. Como opção, pode polvilhar com amêndoas torradas.

Já ficou com água na boca? Então não perca a continuação do nosso especial dedicado à culinária primaveril que amanhã terá alguns pratos de carne e umas deliciosas sobremesas…

0 Reality Comments: