CULTURALITIES | FESTIVAIS DE PRIMAVERA


Os Dias da Música regressam já este fim-de-semana aos palcos do Centro Cultural de Belém, este ano subordinado ao tema Da Europa ao Novo Mundo 1883-1945.

Entre a morte de Richard Wagner e o fim da Segunda Guerra Mundial, a música ocidental reinventa-se. Em pouco mais de sessenta anos, a tradição musical europeia roda sobre si mesma, criando novas formas e novos formatos, gerando ruturas e polémicas, e recriando universos sonoros abertos às influências exteriores.

Entre 15 e 17 de Abril, Os Dias da Música em Belém vão trazer-nos 65 concertos em 7 salas. Orquestra Filarmónica de Brno; Orquestra de Câmara Portuguesa; Orquestra do Algarve; Coro do Teatro Nacional de São Carlos; Orquestra Sinfónica Metropolitana; The Duke Ellington Orchestra; Coro de Câmara Lisboa Cantat; Ensemble Mediterrain; António Rosado; Jazz de Nova Orleães; Ensemble Boîte à Bijoux; Orquestra Jazz de Matosinhos; Mário Laginha e Bernardo Sassetti; Carlos Damas e Juan Garcia Collazos; Quarteto Lopes-Graça; Martin Simpson e Orquestra Sinfónica Metropolitana são alguns dos muitos espectáculos que poderá ver por estes dias.

Os mais novops também não foram esquecidos e terão à sua disposição uma Fábrica de Artes.

Mas a programação não se fica por aqui… Vai haver música ao ar livre; uma série de pianos serão instalados no recinto para que o público possa dar pequenos concertos ou descobrir este instrumento; vão acontecer encontros informais entre o público e os artistas e ainda um espaço de venda com cd’s, livros e outros objectos alusivos ao Festival.


De 5 a 15 de Maio realiza-se a 8ª edição do IndieLisboa, o Festival Internacional de Cinema Independente.

Este ano o IndieLisboa conta com um total de 205 sessões de cinema divididas pelo Cinema São Jorge, Culturgest, Teatro do Bairro e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

No total dos filmes seleccionados, incluem-se 28 filmes que serão exibidos em estreia mundial, 15 filmes em estreia, 4 em estreia europeia e 163 em estreia nacional (57 longas e 106 curtas metragens). Nesta edição estarão presentes 30 filmes portugueses (9 longas e 21 curtas), 20 dos quais integram a competição nacional.

A 8ª edição do festival inaugura com duas ficções: Carlos de Olivier Assayas e Les Amours Imaginaires de Xavier Dolan. No dia 5 de Maio, o Grande Auditório da Culturgest recebe a primeira sessão do IndieLisboa'11 com o filme Carlos de Olivier Assayas .

No mesmo dia, a Cerimónia de Abertura oficial acontece no Cinema São Jorge, com Les Amours Imaginaires. Durante os dias do festival vão acontecer diversos Lisbon Talks, lugares de análise, discussão, experimentação e aprendizagem, onde se cruzam saberes e testemunhos, com prestigiados convidados portugueses e estrangeiros das múltiplas áreas do cinema.

A festa continua depois do cinema com o Indie by Nigt com o encontro entre público e autores em espaços de diversão nocturna como bares e discotecas.


O Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa - traz novamente a Lisboa produções cinematográficas dos países de língua portuguesa.

De 26 de Abril a 1 de Maio, o São Jorge será invadido pela lusofonia com filmes provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Nesta edição, o festival contará com 72 produções – 13 longas e 42 curtas-metragens – que estão na competição para receberem o prémio Nau. A abertura será com o multipremiado filme brasileiro "Lixo Extraordinário", dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley com produção executiva de Fernando Meirelles, nomeado para os Oscares deste ano na categoria de Melhor Documentário.

Portugal também será homenageado com a Retrospectiva João Botelho, com filmes seleccionados pelo próprio realizador, e a mostra Olhares sobre Portugal que inclui a exibição de oito filmes que retratam aspectos da história e cultura do nosso país.

Além dos filmes, o Festin acolhe ainda mesas redondas e duas oficinas destinas ao público mais jovem.


De 17 a 24 de Abril, a vila de Óbidos vai acolher uma programação especial dedicada à Semana Santa.

A programação é vasta e varia entre impressionantes cerimónias religiosas e um programa cultural com concertos e exposições prometem atrai milhares de portugueses e estrangeiros a Óbidos.

Assim, quem se deslocar a Óbidos durante este período poderá participar numa Visita Guiada ao Património Religioso de Óbidos; assistir à Exposição de Paula Clemente; participar na Bênção e Procissão dos Ramos; assistir ao Recital Quarteto de Cordas; participar na celebração da Paixão do Senhor, na Via-Sacra pelas Ruas de Óbidos e Procissão do Enterro do Senhor ou assistir à Missa da Ressurreição, entre muitos outros eventos.

Paralelamente, poderá ainda assistir ao visionamento de Filme “Semana Santa de Óbidos, de 1963” e participar num concurso de fotografia da Semana Santa.
Estas são razões de sobra para começar já a programar uma visita a Óbidos.


Está agendado para o primeiro fim de semana de Junho a 8ª edição do Serralves em Festa, um dos maiores festivais de expressão artística contemporânea da Europa.

O Serralves em Festa traz à cidade do Porto 40 horas consecutivas de actividades nas áreas da arte contemporânea, actividades para crianças e famílias, música improvisada, música pop rock, música electrónica, música experimental, música erudita, jazz, Dj's, dança contemporânea, acrobacia, performance, teatro de rua, teatro de objectos, teatro de marionetas, teatro para a infância e juventude, circo contemporâneo, cinema, vídeo, fotografia, instalação, visitas orientadas e workshops.

Reserve já esta data na sua agenda porque vai valer a pena!

0 Reality Comments: